Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) congrega as iniciativas de investimento social corporativo do Grupo Camargo Corrêa. O Instituto considera a diversidade e abrangência dos negócios e das comunidades envolvidas para articular e fortalecer organizações que contribuam para o desenvolvimento comunitário sustentável e o fortalecimento dos vínculos entre empresa e comunidade.

Além de valorizar instituições locais e a formação de parcerias, o ICC investe na criação de redes de colaboração, no alinhamento com políticas públicas e no trabalho voluntário.

Programa de Voluntariado

O Programa Ideal Voluntário apoia, reconhece e valoriza os profissionais do Grupo Camargo Corrêa que dedicam parte de seu tempo livre a atividades voltadas à comunidade. Atuando por meio de uma abordagem transversal aos programas estruturantes do Instituto Camargo Corrêa, o Ideal Voluntário cria oportunidades para que todos os colaboradores do Grupo e seus familiares contribuam para o desenvolvimento comunitário dos municípios onde estão inseridos, estimulando, capacitando, valorizando e reconhecendo o trabalho voluntário.

O Programa coloca em prática a crença nº 5 do ICC, que diz: “O trabalho voluntário deve ser um instrumento para o exercício da cidadania e uma oportunidade de crescimento e realização pessoal, pois existe entre os profissionais das empresas do Grupo um grande potencial e uma importante força a ser considerada na construção do desenvolvimento social”.

Cada unidade de negócio do ICC estimula a criação de Grupos de Ação Ideal Voluntário (GAIV), formado por voluntários que desejam implementar ações sociais organizadas. Esse grupo reúne entre cinco e oito colaboradores da empresa e é responsável por desenvolver e articular atividades de cooperação com os demais programas que a unidade de negócio desenvolve. Além disso, os GAIVs contribuem para a formação de uma memória coletiva de experiências voluntárias por meio do registro de dados quantitativos e qualitativos. Com isso é possível conhecer o perfil dos voluntários e os indicadores das ações de todo o Grupo Camargo Corrêa.

Para engajar os profissionais cada unidade de negócio constitui um Comitê de Incentivo ao Voluntariado e Interação com a Comunidade (CIVICO), composto pelo gerente da unidade, por um profissional de Comunicação, Recursos Humanos ou Assistência Social, multiplicadores de Sustentabilidade da unidade e dois profissionais voluntários. Este comitê é responsável por motivar e articular as atividades voluntárias e pelo diálogo e relacionamento com a comunidade.

Reconhecidos e valorizados pelo Prêmio Idealista, os GAIVs contam com a orientação e o acompanhamento do Programa Ideal Voluntário, que também pode apoiar com recursos para viabilizar o plano de atividades voluntárias.

Anualmente o Programa Ideal Voluntário realiza o Dia do Bem Fazer, que acontece sempre no terceiro domingo de agosto. O evento reúne mais de 10 mil voluntários em diversos países onde há presença de empresas do Grupo Camargo Corrêa. Nesse dia, são realizadas simultaneamente mais de cem ações, que contam com o apoio e a colaboração de muitos parceiros, do setor privado, da sociedade civil e do poder público.

Saiba mais em www.institutocamargocorrea.org.br.

Compartilhe o CBVE:
Siga-nos:
Entre em contato conosco
Rua Conselheiro Saraiva, 28 – 8º andar
Centro - Rio de Janeiro – CEP: 20091-030
cbve@cbve.org.br
Ligue:
CBVE: (21) 3094-4555
Secretaria executiva: