Acontecem nesta terça-feira, dia 24, em Natal, as atividades da Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil previstas para o Rio Grande do Norte. A iniciativa faz parte do projeto de fortalecimento dos Fóruns Estaduais das regiões Norte e Nordeste e das redes municipais de atenção à criança e ao adolescente das duas regiões, formulado pela Fundação Telefônica|Vivo em conjunto com o Instituto Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (Inpeti). A Caravana já passou pelo Ceará, Maranhão e Piauí.

O objetivo é coordenar, juntamente com os fóruns estaduais, ações de mobilização, como campanhas, discussões pela Internet e realização de caravanas pelas cidades, visando à sensibilização da opinião pública. Em Natal, o Fórum Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Trabalhador Adolescente do Rio Grande do Norte programou, a partir das 14h, a realização de uma caminhada, com o percurso saindo da Praça Cívica, atravessando o centro da cidade pelas ruas Deodoro e João Pessoa, até chegar ao Palácio da Cultura. Participarão representantes de segmentos envolvidos com a causa, além de crianças e adolescentes beneficiados pelo PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil de Natal e da Grande Natal.

Às 16h30, será realizada audiência com a governadora do Estado, Rosalba Ciarlini Rosado, para assinatura de termo de compromisso, visando a elaboração do Plano Estadual de Enfrentamento do Trabalho Infantil. As crianças lerão uma carta à governadora. Paralelamente a essas atividades, será organizada no Palácio da Cultura exposição do material confeccionado pelas as crianças e adolescentes, durante oficinas pedagógicas preparatórias para a Caravana.

As ações promovidas pela Caravana do Nordeste contra o Trabalho Infantil podem ser acompanhadas pela Internet por meio da Rede Pró-Menino, da Fundação Telefônica|Vivo (www.promenino.org.br).

Diagnósticos e planos de ação

O projeto da Fundação Telefônica|Vivo prevê apoio a 16 fóruns estaduais entre 2012 e 2013, envolvendo 236 organizações que os compõem, além de 32 autoridades públicas e 160 crianças e adolescentes que participam dos eventos. A expectativa é de que os Estados se mobilizem para mapear e construir diagnósticos do trabalho infantil nas diferentes localidades, a fim de organizar planos de ação para enfrentar o problema.

O trabalho infantil afeta grande número de crianças no Norte e Nordeste do país. Segundo dados da PNAD de 2009, um total de 756.590 crianças entre 5 e 14 anos estava trabalhando nas duas regiões naquele ano, sendo 608.896 no Nordeste e 147.694 na região Norte. Entre as principais atividades desempenhadas pelas crianças estão lavoura, pecuária, serviço doméstico e comércio.

O Combate ao Trabalho Infantil é uma das vertentes da atuação da Fundação Telefônica|Vivo. A instituição atende diretamente a mais de 15 mil crianças e adolescentes no Brasil.

Sobre o Inpeti: O Inpeti foi constituído em 2003 com o objetivo de apoiar técnica e financeiramente o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, de modo a viabilizar suas ações na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. Fazem parte do Inpeti pessoas físicas e jurídicas comprometidas com a causa.

Fonte: Fundação Telefônica|Vivo