A Fundação Itaú Social tem por objetivo central formular, implantar e disseminar metodologias voltadas para a melhoria de políticas públicas na área educacional e para a avaliação de projetos sociais. Sua atuação se dá em parceria com as três esferas de governo, com o setor privado e com organizações da sociedade civil, agregando expectativas, competências e olhares diversos e garantindo a perenidade das ações e o ganho de escala.

A organização concebe o voluntariado como sendo um elemento que sedimenta os valores do banco, tais como liderança, ética e responsabilidade. Com isso, a Fundação mobiliza colaboradores, clientes e parceiros para o engajamento qualificado em voluntariado e ações para a garantia de direitos da criança e do adolescente, contribuindo para a performance sustentável do Itaú Unibanco.

Programa de Voluntariado

O Programa Voluntários Itaú Unibanco integra as iniciativas de estímulo ao voluntariado promovidas pela Fundação Itaú Social e pelo Instituto Unibanco. Desde 2009, as oportunidades de atuação voluntária promovidas por essas instituições são disponibilizadas a todos os colaboradores Itaú Unibanco em um único programa.

Na Fundação Itaú Social, o programa surgiu a partir do interesse dos colaboradores do banco em participar de movimentos de transformação social e de solidariedade. O objetivo fim do voluntariado na Fundação é conscientizar os colaboradores sobre a importância da responsabilidade social, inserindo-o no contexto da empresa e reforçando, assim, o comprometimento do banco com as ações comunitárias.

O Programa Voluntários Itaú Unibanco foi criado para apoiar o engajamento em ações sociais de todos os funcionários e aposentados do Itaú Unibanco, com o intuito de fortalecer o exercício da cidadania, apoiando e estimulando a participação social como um importante compromisso entre os colaboradores. A opção pelo trabalho voluntário é decisão individual e absoluta do colaborador, não havendo relação direta com seu encarreiramento no banco.

De 2005 a 2010, o Programa contou com a gestão do Comitê de Apoio ao Voluntariado, formado por colaboradores voluntários de diferentes cargos e áreas do banco. Porém, em 2011, perceberam que esta forma de estrutura não estava representando adequadamente a realidade dos 100 mil colaboradores do banco, distribuídos por todo Brasil, e começaram a investir em uma estratégia de formação de grupos de colaboradores voluntários já atuantes em cada município (Núcleos de Ação Social), que estão sendo capacitados e acompanhados para promover e mobilizar ações voluntárias.

Estes grupos são capazes de levar para o Programa aspectos específicos de cada região ou área, tanto dos colaboradores como das comunidades, permitindo a descentralização das ações. A ideia é que eles possam relacionar seus principais talentos e competências com as principais necessidades das comunidades onde atuarão.

Nas oportunidades de atuação voluntária, após capacitação e atuação, o voluntário é convidado a responder uma avaliação no qual descreve as principais habilidades desenvolvidas em determinada oficina. Além disso, está em andamento um estudo mais amplo, conduzida pela área de RH, que pretende relacionar o voluntariado e aspectos de progressão de carreira.

A Fundação Itaú Social oferece capacitação técnica, materiais de formação, encontros para troca de experiência, formação de multiplicadores, ações de reconhecimento, portal V2V, acompanhamento e consultoria técnica, entre outros, para os colaboradores voluntários. As horas de trabalho oferecidas são exclusivamente para formação, a atuação voluntária é sempre executada em horário diferente do horário de trabalho nos bancos.

O Programa Voluntários Itaú Unibanco está inserido na estratégia de mobilização social de colaboradores junto com outros dois programas, fazendo parte do total de investimento social privado do Itaú Unibanco.

Saiba mais em www.fundacaoitausocial.org.br