O Instituto C&A é uma organização sem fins lucrativos, de interesse público, dedicada a promover o processo de educação de crianças e adolescentes no Brasil. Foi criado em 1991, atendendo ao desejo dos acionistas da rede de lojas C&A de institucionalizar sua política de investimento social no país.

O Instituto atua por meio de programas e projetos, desenvolvidos a partir do estabelecimento de parcerias e alianças com outras organizações sociais e o poder público. Uma das premissas do trabalho foi o envolvimento de funcionários da C&A com o voluntariado utilizando recursos originários da empresa. Para eles, o voluntariado é uma das expressões de participação social dos colaboradores e todos são corresponsáveis pelas questões existentes nas comunidades de entorno.

Programa de Voluntariado

O Programa Voluntariado do Instituto C&A busca promover e qualificar a ação voluntária de associados da C&A nas comunidades onde a empresa atua. A ação comandada pelo Programa visa promover entre os colaboradores a cultura da participação social e da vida comunitária, fazendo com que sejam voluntários e contribuam para a educação de crianças e adolescentes.

O grupo de voluntários do Instituto C&A soma mais de 5,6 mil pessoas. Eles exercem o voluntariado tanto dentro do expediente comercial da empresa quanto em seu tempo livre. As instituições beneficiadas com o voluntariado são identificadas pelos voluntários por meio de uma metodologia de mapeamento dos ativos da comunidade chamada Cartografia.

No plano interno, os voluntários desenvolvem ações de formação e mobilização, organizando o seu trabalho por meio de comitês. Gerido pela Área de Mobilização Social do Instituto C&A, os comitês representam os diversos grupos de lojas e são formados por lideranças e voluntários organizados em: Comitê Nacional (formado pelos gerentes representantes de cada região, conselheiros do Instituto C&A), Comitê Regional (nucleado pelo conselheiro – gerente representante daquela região), voluntários representantes de cada unidade e gerentes representantes das praças da região, Comitê Local e Comitê Articulador da Unidade. As principais atribuições dos comitês são:

– Mobilização da ação voluntária localmente;

– Liberação do colaborador voluntário para realizar seu trabalho na comunidade;

– Elaboração de cronograma de atividades/planejamento;

– Administração de recursos;

– Realização e acompanhamento das ações;

– Realização de formações;

– Organização de eventos;

– Apresentação das informações das reuniões de comitês;

– Disponibilização de materiais de apoio;

– Realização de ações de comunicação e mobilização de voluntários;

– Interface com o Instituto C&A, dando devolutivas sobre o andamento das atividades planejadas.

Para capacitar colaboradores ao voluntariado empresarial, o Instituto C&A oferece um programa de formação com encontros nacionais, regionais e materiais de apoio, além da rede de relacionamento alimentada pelo Portal dos Voluntários, dedicada a conectar o voluntariado.

O Instituto reconhece as melhores experiências dos grupos de voluntariado no país através de um prêmio anual, que acontece durante o Encontro Anual de Voluntários do Instituto C&A.

Saiba mais em www.institutocea.org.br.