A programação da Ação Global Regional, parceria entre a Globo e o SESI, no dia 27 de janeiro, em São Gonçalo, foi intensa. Entre 8h da manhã e 4h da tarde, passaram pelo CIEP Professor Djair Cabral Malheiros, no bairro Paraíso, um total de 25.378 pessoas que receberam 60.908 atendimentos, como emissão gratuita de carteiras de trabalho, identidade, CPF, orientações jurídicas, consulta para higiene bucal, nutrição, além de serviços como corte de cabelo, aferição de peso, altura e pressão arterial. A criançada também teve vez e aproveitou atividades como dança, jogo de xadrez e pintura.

Com a presença da Defensoria Pública estadual, o evento ofereceu  assistência jurídica gratuita e regularização de documentação com isenção de taxas. Jéssica da Silva veio pedir ajuda para conseguir receber pensão alimentícia do ex-marido, com o qual teve dois filhos, um recém-nascido de 8 meses e outro de 4 anos. Eles já estão separados há um ano e o ex-marido não contribui regularmente desde então.

Andrea Luiza veio tirar a segunda via de sua identidade, perdida no ano passado. “Trabalho com artesanato. Precisei comprar material para fazer meus produtos de natal e não achava meu RG. Isso me dificultou bastante no fim do ano. Estava esperando o momento certo para tirar minha segunda via”, conta. Para Robson Borges, que trabalha na Campanha Institucional Permanente da Defensoria Pública (CIP/Defensoria Pública), esse é um serviço fundamental: “O nosso trabalho aqui é para resgatar a dignidade do cidadão”.

Enquanto isso, a fila do odontomóvel seguia sem fim, com as crianças achando divertido aquela história de entrar num consultório móvel para falar com o dentista. Lá, elas aprendiam o be-a-bá da higiene bucal, desde como passar fio dental até a beleza de um sorriso saudável. Isso tudo, claro, depois de uma aula de escovação no pátio do colégio.

Para Paulo Alberto do Nascimento, subsecretário de Saúde/Odontologia, o trabalho preventivo para a saúde dos dentes é o mais importante deles.

Na outra quadra, uma escola de cabeleireiros e uma marca de produtos de beleza davam um trato na cabeleira da população presente. Neste domingo, só não saiu com um corte de cabelo novo quem não quis. Era dia de grande transformação, de conquistas e de alegria.

Os palhaços Brenda Menezes e Jorge Garcia (foto) explicavam como manchas na pele, sensação de dormência ou, até, a falta de sensação ao toque merecem atenção. A iniciativa Morhan, Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, estava lá para consultar os participantes e explicar que a hanseníase é transmissível através da respiração. O contágio, no entanto, só acontece quando o doente não recebe tratamento e tem um convívio prolongado com outra pessoa. Porém, assim que iniciado o tratamento, a doença deixa de ser transmissível.

Diana Maciel, assistente social do Banco de Sangue, estava em uma tenda para falar sobre a importância da doação de sangue nessa época do ano: “Em dezembro, as pessoas só pensam no natal, em janeiro, só pensam nas férias e em fevereiro, época de carnaval, os bancos de sangue estão vazios. Precisamos de doações e estou aqui para conscientizar a população sobre isso”, pedia.

Na mesa ao lado, a nutricionista Lucia França, do Conselho Regional de Nutrição, explicava sobre a importância de uma dieta equilibrada e comentava sobre o crescente problema de obesidade no país. Para interagir com o público, primeiro o participante deveria montar, com figuras já recortadas, como seria uma refeição que ele costuma comer. A partir dali um  nutricionista fazia suas recomendações.

A Sociedade Brasileira de Mastologia mostrava as formas de manifestação do câncer de mama e a importância de exames regulares.

Dora Cordeiro, secretária do Meio Ambiente de São Gonçalo, estava no evento para conversar sobre a importância da educação ecológica no ensino básico e na comunidade. Lembrou do desastre de 2010 que deixou mais de 2 mil famílias desabrigadas devido a uma grave enchente, a falta de preparo da cidade e também as lacunas da educação para a vida sustentável em comunidade. Na tenda ao lado era possível ver através do microscópio um Aedes aegypti, o mosquito da dengue. Em outro microscópio, estavam reunidos ovos do mosquito e, em outro, suas larvas.

O evento contou com a presença dos atores Danilo Sacramento (Malhação), Guilherme Prates (Malhação), Ana Carbatti (Lado a Lado) e a ex-participante do BBB Aline Mattos. “Muita gente está aqui para regularizar a documentação, aprender sobre doenças, cortar o cabelo, mas também para se divertir, para entender o que é cidadania de uma forma lúdica. Os serviços oferecidos pelo evento vem como consequência de um dia que é extremamente divertido e prazeroso para a população”, explicou o jovem ator Guilherme Prates, o Dinho de Malhação. Danilo Sacramento acha importante que atores usem a imagem pública para fortalecer ações de cidadania: “A gente faz arte porque quer transformar a realidade”, explica.

O evento durou o dia inteiro e nem mesmo o céu cinza espantou a população. Em março, a Ação Global Regional vai visitar a comunidade do Vidigal, no Rio de Janeiro.

Para Astral Brandão, coordenador geral da Ação Global no SESI nesses 20 anos,  São Gonçalo foi a cidade certa para abrir as atividades de 2013. “A cidade já estava na nossa meta desde o ano passado, por ser importante parque industrial no estado do Rio de Janeiro, tão populosa e tão carente. Vem gente aqui sem nenhum documento e sai como cidadão, com sua identidade”, conta Brandão. Durante esses anos todos de projeto, o coordenador coleciona satisfação. “Chegamos aqui 6h da manhã para montar a estrutura do evento e já tinha gente esperando na fila. É um projeto que ajuda quem precisa na conquista de direitos básicos. Isso não tem preço”, comenta.

Fonte: Rede Globo