Evento anual do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, no próximo dia 05, também lançará publicação inédita com casos de sucesso de voluntariado

A sexta edição do seminário anual do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), no próximo dia 05 de novembro, no Santander, em São Paulo, vai debater o tema “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”. Esse também é o nome da publicação, inédita no País, que será lançada durante o evento com o objetivo de orientar empresas a desenvolver um programa de voluntariado empresarial. “Além de conceitos e aplicabilidades, a publicação apresenta casos de sucesso que podem ser fontes de inspiração para outras empresas interessadas em desenvolver ou aprimorar um programa de voluntariado empresarial”, afirma Wanda Engel, presidente do CBVE.

O evento é gratuito e aberto ao público, voltado a empresas e organizações sociais. Para participar é necessário fazer inscrição pelo e-mail cbve.rsvp@sobmedida.com.br. Realizado em São Paulo pela primeira vez, após cinco edições no Rio de Janeiro, o Seminário terá conferência de abertura de Wanda Engel, seguida de painéis temáticos mediados por Fabio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos da Mondelēz Brasil.

A programação inclui temas relevantes e ainda controversos para o setor, debatidos a partir de experiências das empresas membros do CBVE. O primeiro painel discutirá, por exemplo, se a doação de bens materiais, financeiros e pro bono podem ser consideradas modalidades de voluntariado empresarial. Participarão dos painéis os executivos especialistas em voluntariado empresarial das empresas PwC, Gerdau, Wilson Sons, Instituto C&A, Instituto HSBC Solidariedade, Unimed-Rio, Mondelēz Brasil, Santander, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Shell, Fundação Telefônica Vivo, Banco Bradesco, Vale e Amil.

Confira a programação:

9h – 9h20 – Credenciamento

9h20 – 9h30 – Boas vindas – Viviane De Paula, superintendente executiva de Recursos Humanos do Santander

9h30 – 10h30 – Conferência de Abertura com Wanda Engel: “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”

10h30 – 11h30 – Painel I: Doação de bens materiais, financeiros e pro bono podem ser consideradas modalidades de voluntariado empresarial?
Mediação: Fabio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos da Mondelēz Brasil
Participações: Carlos Rossin, diretor de Sustentabilidade da PwC; Paulo Do Amaral Boneff, gestor do Programa Voluntário Gerdau; Claudio Viveiros, gerente de Relações Institucionais da Wilson Sons; Fátima Lima, coordenadora de Sustentabilidade do Banco HSBC.

11h30 – 12h30 – Painel II: Atividades diversas ou habilidades específicas?
Mediação: Fabio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos da Mondelēz Brasil;
Participações: Daniela Pavan, coordenadora do Programa Voluntariado do Instituto C&A; Ana Vargas, gerente de Relações Públicas e Sustentabilidade da Unimed-Rio; Izabela Lima, coordenadora do Programa de Voluntariado da Mondelēz Brasil; Emanuelle Magno, gerente de Investimento Social do Santander.

12h30 – 13h45 – Almoço

14h – 15h – Painel III: Programas estruturados ou oportunidades que atendam ao desejo dos colaboradores voluntários?
Mediação: Fabio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos da Mondelēz Brasil
Participações: Lilian Paparella, gestora do Programa de Voluntariado Empresarial da Itaipu Binacional; Fabiana Mussato, coordenadora da Assessoria de Voluntariado do Instituto Unibanco; Anna Carolina Bruschetta, gestora técnica de Projetos de Voluntariado da Fundação Itaú Social; Leíse Duarte, gerente de Investimentos Sociais da Shell Brasil.

15h – 16h – Painel IV: Como mobilizar, fidelizar e reconhecer o trabalho voluntário dos colaboradores?
Mediação: Fabio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos da Mondelēz Brasil
Participações: Luis Fernando Guggenberger, gerente de Inovação Social e Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo; Giuliana Preziosi, coordenadora da Área de Responsabilidade Socioambiental do Banco Bradesco; Roberta Brasil, analista de Responsabilidade Social da Vale; Odete Freitas, diretora de Sustentabilidade da Amil.

16h – 16h30 – Lançamento da publicação “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”

SERVIÇO
VI Seminário Anual do CBVE: “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”
Data: 05 de novembro de 2013
Horário: das 9h às 16h30
Local: Torre Santander – São Paulo

SOBRE O CBVE – O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) é uma rede de empresas, institutos e fundações empresariais que desenvolvem ou pretendem desenvolver programas de voluntariado empresarial e que tem como objetivo principal incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o trabalho voluntário nas empresas membros. O Conselho também promove a sistematização de práticas e conceitos de voluntariado empresarial; consolida, organiza e disponibiliza ferramentas de gestão; identifica indicadores de monitoramento e avaliação; promove estudos e pesquisas; sistematiza e divulga melhores práticas e mantém uma rede nacional e internacional de contatos e parcerias estratégicas. Sua secretaria executiva é exercida pelo RIOVOLUNTÁRIO.

Relações com a imprensa e credenciamento de jornalistas:
Awe Public Relations – www.awepr.com.br
Célia Santos – celia@awepr.com.br  / + 55 (19) 99603-2294
Gil Stefani – gilstefani@awepr.com.br / + 55 (11) 98764-1099 / 98785-3926