Especialistas participarão de debates ao vivo, pela Internet, nos dias 22 e 23 de setembro

O VI Encontro Internacional EducaRede já começou na Internet, com uma grande programação de chats, vídeos-aula e videoconferências. Para esta semana, estão previstos dois debates ao vivo com especialistas brasileiros. O evento, que conta com atividades virtuais até 19 de outubro, ocorrerá de forma presencial em Madri, entre 20 e 22 de outubro, com o objetivo de discutir inovações educativas no âmbito da sociedade em rede e conectada. Mais de 7.500 pessoas já estão participando.

Nesta quinta-feira, dia 22, entre 15h e 16h, acontecerá debate ao vivo com o título “Atitude 2.0: aprender é compartilhar”. O intuito é desvendar o significado e a importância de compartilhar na sociedade em que vivemos e como isto pode ser determinante na educação. Participarão do evento a professora do Departamento de História da Universidade Federal de Minas Gerais, Regina Helena Alves, e a presidente da Organização Mundial Para Educação Pré-Escolar – OMEP-Jundiaí, Ana Teresa Gavião.

Já na sexta-feira, dia 23, o tema do debate, que também ocorrerá entre 15h e 16h, será “Protagonismo Juvenil”. O objetivo é discutir o papel do jovem em um cenário de mudanças e como inseri-lo no centro de participação cidadã. Para debater, foram convidados Pedro Markun, membro da Casa de Cultura Digital; Maria Emilia Cappa, membro do Núcleo Regional de Tecnologia Educacional Campinas; e Claudemir Viana, coordenador do projeto Minha Terra, da Fundação Telefônica.

Estimular conexões
Nessa etapa on-line do Encontro Internacional EducaRede, a ideia é conectar docentes, líderes, redes, organizações educativas e administrações, favorecendo o relacionamento entre os envolvidos e a geração de conteúdos, que garantam relevância aos temas que serão tratados no presencial. O evento ocorre a cada dois anos, reunindo representantes de nove países ibero-americanos:Espanha, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, México e Brasil.

Na pauta, estarão em discussão a inovação educativa aplicada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto na educação formal como na informal, sua integração às práticas da cultura digital e as visões e tendências na área. Para participar basta acessar a rede do Encontro em https://encontro2011.educarede.org.br e preencher o cadastro.

Fonte: Fundação Telefônica