O Instituto C&A lança, no próximo dia 27 de setembro, em São Paulo, o livro Vida em rede: conexões, relacionamentos e caminhos para uma nova sociedade. A publicação, que estará à disposição para download neste site na próxima semana, visa disseminar conceitos, ideias e reflexões sobre trabalho social em rede, evidenciando a importância dessa modalidade de atuação para a transformação de realidades complexas.

O livro é um compêndio de oito artigos que tratam de temas como a morfologia das redes, o conceito de campo sociopolítico, advocacy e incidência política via o trabalho em rede e a articulação do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente na forma de uma rede.

Os artigos são de autoria de cinco especialistas na área: Cássio Martinho, jornalista e consultor em gestão de redes;  Ciça Lessa, mestre em Jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e secretária-executiva da Rede Andi Brasil;  Ilse Scherer-Warren, pós-doutora em Sociologia pela Universidade de Londres e professora titular de Sociologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Dalberto Adulis, mestre em Administração pela Faculdade de Economia e Administração da USP (FEA/USP) e diretor-executivo da Associação Brasileira para o Desenvolvimento de Lideranças (ABDL); e Ricardo Wilson-Grau, consultor em planejamento, monitoramento e avaliação de redes internacionais de mudança social.

Após o lançamento do livro, evento restrito a parceiros e convidados do Instituto C&A, representantes de algumas redes apoiadas pela organização permanecerão em São Paulo até o dia 28 de setembro, para um encontro de formação e troca de experiências.

As ações do Instituto C&A no campo do fomento à atuação social em rede acontecem sob o guarda-chuva do programa Redes e Alianças. A relação de iniciativas apoiadas inclui a Rede Andi Brasil, a Oficina de Imagens, o Grupo de Trabalho (GT) Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária, o Fórum Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (FNDCA) e a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP).

O programa Redes e Alianças tem o objetivo de promover a cooperação, a convergência e a multiplicação de esforços entre organizações e pessoas, de modo a contribuir para a garantia dos direitos da criança e do adolescente no Brasil. Uma das formas de atuação do programa é a promoção, fomento e disseminação da produção de conhecimento sobre redes, daí a proposta de editar um livro sobre o assunto.

Fonte: Instituto C&A