Congêneres da instituição em todo o mundo farão atividades em alusão à data 

A Fundação Telefônica preparou uma série de atividades para celebrar o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Infantil, neste 12 de junho. Além de conteúdo especial no Portal Pró-Menino, que atua na defesa dos direitos de crianças e adolescentes, a instituição promoverá uma campanha de alcance internacional, através das redes sociais.

O especial do portal Pró-Menino está no ar a partir de hoje. Entre os destaques, está um vídeo inédito com entrevista de Renato Mendes, coordenador Nacional do Programa para a Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Mendes comenta como a sociedade civil pode colaborar, de forma organizada ou individualmente, com o combate ao trabalho infantil no mercado informal.

Além disso, o especial conta com um artigo de Márcia Acioli, assessora para Políticas de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc), sobre a importância de soluções intersetoriais para combater o trabalho infantil.

O Portal destaca informações sobre a campanha desenvolvida pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), que abordará as piores formas do trabalho infanto-juvenil. E também divulga a mobilização do Fórum Paulista de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, que trabalhará com o conceito de “cartão vermelho ao trabalho infantil”. Há, ainda, um espaço de perguntas e respostas que esclarecem as principais dúvidas sobre combate ao trabalho infantil, além de materiais voltados ao público infanto-juvenil.

Campanha internacional

O especial brasileiro destaca também o conteúdo criado no ambiente do site da Fundação Telefônica da Espanha para promover a “Semana Internacional contra o Trabalho Infantil” nos vários países onde a Fundação desenvolve projetos nesta área: Brasil, Colômbia, Equador, El Salvador, Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Uruguai e Venezuela, além da Espanha. O objetivo é sensibilizar a sociedade para a problemática e propor a educação como solução para vencê-la. A Fundação Telefônica hoje atende a mais de 215 mil crianças em situação ou em risco de trabalho, que hoje vão à escola e recebem educação de qualidade.

Com o slogan “+ crianças estudando, – crianças trabalhando”, serão realizadas ações de mobilização em redes sociais, que serão divulgadas e apoiadas pelo Portal Pró-Menino (www.promenino.org.br). Além de página especial no Facebook, haverá divulgação pelo Twitter, com a hash tag #trabajoinfantilno.

O Portal Pró-Menino é uma iniciativa da Fundação Telefônica, com a gestão executiva do Ceats (Centro de Empreendedorismo Social e Administração em Terceiro Setor), da FIA (Fundação Instituto de Administração). No Brasil, a Fundação Telefônica atende a mais de sete mil crianças em projetos de Combate ao Trabalho Infantil.

Fonte: Fundação Telefônica