Um levantamento realizado pelo Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) revela que a rede de organizações que o integra mobilizou mais de 100 mil voluntários em 2011 e o montante de R$ 11,3 milhões. Os dados foram compilados em pesquisa respondida por 18 das 23 organizações que compõem o CBVE.

O CBVE é uma rede de empresas, instituições e fundações empresariais que desenvolvem ou pretendem desenvolver programas de voluntariado empresarial. O órgão visa incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o trabalho voluntário nas empresas associadas por meio da consolidação de conceitos e ideias relacionadas ao voluntariado empresarial, intercâmbio de experiências, produção e disseminação de conhecimento e identificação e divulgação de ferramentas de gestão, monitoramento e avaliação. O Instituto C&A integra o CBVE.

O estudo do CBVE levantou que precisamente 107.510 voluntários engajaram-se em ações de desenvolvimento social em 2011, beneficiando diretamente 371 mil pessoas em 776 municípios brasileiros.

O CBVE constatou ainda que as principais modalidades de voluntariado adotadas por seus membros foram, em ordem de grandeza, as doações, a atuação em projetos estruturados e as ações em situação de emergência.

Já as principais estratégias de mobilização adotadas foram campanhas e a realização do famoso “dia do serviço”, quando os voluntários se organizam para realizar serviços comunitários específicos por um dia, como pintar uma escola ou limpar um parque. Outras formas utilizadas foram gincanas, dinâmicas de seleção de projetos para patrocínio e concursos.

Conheça as organizações que compõem o CBVE
* Accenture
* Bradesco
* Carrefour
* Fundação Itaú Social
* Fundação Telefônica
* Gerdau
* HSBC
* Instituto Camargo Corrêa
* Instituto C&A
* Instituto Unibanco
* Itaipu Binacional
* Kraft Foods
* Light
* MetrôRio
* Petrobras
* PwC
* Santander
* Shell
* Souza Cruz
* TV Globo
* Unimed-Rio
* Vale
* Wilson, Sons

Fonte: Instituto C&A