Data foi instituída pelas Nações Unidas para incentivar e valorizar o serviço voluntário em todo o mundo; Carrefourconta há 12 anos com programa de voluntariado que já beneficiou mais de 660 organizações, com 668 mil horas de trabalho;

Consciente da importância do trabalho voluntário e dos benefícios de sua prática para a sociedade em geral, o Carrefour celebra nesta próxima quinta-feira (05) o Dia Internacional do Voluntário. Por meio do Programa Voluntário Carrefour, lançado em 2001, a companhia já contabiliza 668 mil horas de trabalhos dedicados ao tema em mais de 660 organizações sociais de todo o país. Em média, mil funcionários participam das atividades mensalmente.

O objetivo da iniciativa é incentivar e apoiar o envolvimento espontâneo dos colaboradores em atividades a serviço da comunidade. Todos os funcionários do Carrefour podem se tornar voluntários, desde que passem pelo processo de capacitação para atuar junto ao púbico escolhido. O programa é concebido como um instrumento de transformação individual e coletiva.

O programa tem como alvo crianças, jovens, adultos e idosos em situação social vulnerável. São grupos em que é comum a necessidade de reforçar o afeto e atenção, além da dificuldade em suprir necessidades básicas de alimentação, higiene, educação e melhoria nos espaços onde vivem: orfanatos, creches e abrigos.

Entre as atividades estão: recreação infantil, aulas de reforço, ajuda com as tarefas diárias da instituição, conscientização para o consumo consciente, incentivo à reciclagem e à leitura.

Os profissionais engajados realizam visitas mensais nas organizações sociais e são liberados do horário de trabalho por um período de quatro horas/ mês para se dedicar ao programa. Além disso, o Carrefour oferece transporte e materiais para o desenvolvimento do trabalho voluntário.

Segundo o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE), 90% das empresas que praticam o voluntariado melhoram a sua relação com a comunidade, e 74% delas aumentam o envolvimento dos funcionários junto à companhia. Os dados fazem parte da publicação “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”, lançada em novembro deste ano.

Fonte: Grupo Carrefour