Bom para a empresa, os empregados e a comunidade. Esta é a síntese do encontro realizado pelo CBVE no dia 13 de setembro em São Paulo, que abordou os desafios e tendências do voluntariado empresarial. O evento “Panorama do Voluntariado Empresarial no Brasil e no Mundo” foi realizado no auditório da Fundação Nestlé e reuniu dezenas de empresas e entidades para refletir sobre o papel e a contribuição do voluntariado empresarial na sociedade.

Iraida Manzanilla, vice-presidente do IAVE (International Association for Volunteer Effort), foi a convidada de honra e realizou uma palestra magna mostrando o retrato global do voluntariado. Um dos destaques da sua apresentação foi a possibilidade de o voluntariado corporativo ser uma resposta empresarial aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.  Além disso, o tema pode aprofundar ainda mais a relação e desenvolvimento do território, criando coalizões e promovendo o fortalecimento local e nacional, aumentando a capacitação em organizações, sem renegar a função de compartilhar e aprimorar conhecimentos, habilidades e relacionamentos.

Em seguida, teve início uma mesa redonda que contou com Iraida e a mestre de cerimônias e mediadora Lilian Paparella, Gestora do Programa de Voluntariado Corporativo da Itaipu Binacional. O debate também contou como articulistas Daniela Pavan, Gerente de Fortalecimento de Comunidades no Instituto C&A, Silvia Naccache, Membro organizador do Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial, palestrante e consultora e Paula Crenn Pisanesch, Gerente de Projetos e Voluntariado na United Way Brasil. O debate contou com várias provocações e reflexões, como o engajamento dos milennials, o voluntariado digital e as métricas para compreensão dos avanços sociais e corporativos.

O evento teve ampla aceitação do público, com 92% de satisfação, e o desejo – e assuntos –para próximas edições. Veja as fotos do evento no Facebook do CBVE.

Compartilhamos as apresentações da palestrante e articulistas.

 

Iraida Manzanilla

Iraida Manzanilla_RETOS VC IAVE-Brasil

 

Paula Crenn Pisanesch

Paula Crenn_Panorama do Voluntariado

 

Silvia Naccache

Silvia Naccache_Reflexões 2017 CBVE SP 13 de set