#arede

conheça nossos parceiros

A Amil acredita que não há homem saudável em um planeta doente. Guiada por essa visão, a companhia está cada vez mais comprometida com a promoção da saúde integral da sociedade. Seja investindo na excelência do gerenciamento e da prevenção de doenças, seja implementando ações e soluções sustentáveis. Um compromisso que, na verdade, representa a evolução de uma ideia que já faz parte do DNA da empresa desde a sua fundação.

O programa Amil Gerações tem inspirado todos na empresa a pensar na questão da sustentabilidade e do voluntariado de forma mais ampla. Sempre privilegiando a transparência, a ética, a responsabilidade e a cidadania nas suas ações e na relação com a sociedade e o planeta.

Depoimento

“O CBVE é um fórum privilegiado de benchmarking corporativo, oferecendo a oportunidade de produção e acesso á conteúdos e eventos exclusivos, voltados ao Voluntariado Corporativo.” Ednei Lopes, Bradesco

O Programa Voluntários Bradesco foi criado em 2007 por um Grupo de Trabalho formado por funcionários de Departamentos do Bradesco, da Fundação Bradesco e de Empresas Ligadas à Organização e, desde então, estimula o exercício da cidadania, oferecendo ações próprias e apoiando as iniciativas dos funcionários em todo o Brasil.

Através de manuais de orientação, apostila, oficinas de capacitação presencial e e-learning, o Programa incentiva a atuação voluntária de seus funcionários. As atividades são organizadas e realizadas nas mais diversas formas e frentes de atuação, e estão alinhadas à missão da Organização Bradesco, e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Práticas de mensuração de resultados e reconhecimento são adotadas para valorizar e engajar os voluntários.

Na Braskem, temos paixão por servir e o propósito de melhorar a vida das pessoas. Essa também é a essência do nosso Programa Global de Voluntariado. Lançado em 2017, atualmente contamos com a participação de voluntários de 6 países. Por meio da solidariedade e da atitude colaborativa dos nossos Integrantes, organizamos uma Gincana anual e diversos mutirões locais para apoiar as comunidades.

Já a WeCARE Week é uma semana global de ações voluntárias com foco em economia circular. As atividades realizadas pelos voluntários são pautadas nos macro-objetivos do desenvolvimento sustentável da Braskem e a escolha das instituições beneficiadas pelo programa estão localizadas no entorno das nossas operações. Servindo juntos para melhorar a vida das pessoas!

Alinhados com o propósito de ser uma empresa socialmente comprometida, os empregados da Cemig demonstram vocação para ações solidárias. Historicamente, com a participação efetiva de seus empregados, a Empresa sempre realizou ou participou de campanhas de apoio às organizações da sociedade civil ou decorrentes de catástrofes naturais, bem como desenvolveu ações de abrangência social definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, órgão regulador do setor elétrico.

O Sistema Voluntário é o programa de voluntariado corporativo do Sistema Indústria. O programa foi criado em 2015, tem sua sede no escritório dos departamentos nacionais (CNI, SESI-DN, SENAI-DN e IEL-NC) e abrange ações em Brasília e no escritório de São Paulo. O programa tem o foco em sustentabilidade, em todas as diversas formas (econômica, ambiental, cultural, social), buscando incentivar os colaboradores a participarem e criarem ações transformadoras de voluntariado.

Depoimento

“Participar da rede CBVE contribui para a inovação do Programa de Voluntariado pois, permite trocas ricas de ações entre os associados e divulga todo o engajamento dos voluntários!” Samara Teixeira, Fundação Telefônica Vivo

Desde 2005, o Grupo Telefônica oferece aos seus colaboradores a possibilidade de participar de ações voluntárias presenciais ou à distância durante todo ano nas mais diferentes áreas. A sensação de fazer a diferença é única, e o sentimento de mudança envolve de forma muito especial e positiva cada um dos colaboradores. É por meio do Programa de Voluntariado que exercemos a cidadania e reforçamos valores de solidariedade e empatia buscando um mundo melhor e mais justo. Por isso, já faz parte da cultura do Grupo incentivar cada vez mais os colaboradores a se envolverem em ações que vivenciam esses valores.

Depoimento

A Gerdau acredita que trabalhar em rede é melhor e mais eficaz do que conduzir iniciativas individualmente. Participar do CBVE é uma maneira de trabalhar em conjunto com outros parceiros e ampliar o impacto das nossas ações.” Julia Jung, Gerdau

A Gerdau estimula seus colaboradores a exercerem sua cidadania a partir do voluntariado, apoiando e reconhecendo as ações realizadas por eles. A equipe responsável pela gestão do voluntariado na empresa é a Área de Responsabilidade Social.

Os colaboradores voluntários atuam em escolas, organizações sociais e entidades de interesse público, compartilhando seus conhecimentos com a população ao abordar temas como gestão e empreendedorismo. Além disso, eles estimulam a educação, a cultura, o esporte e a solidariedade a partir do voluntariado.

Essas experiências beneficiam comunidades e os próprios colaboradores voluntários, ao despertar neles novas habilidades e competências pessoais, seu comprometimento pela transformação social e a satisfação em ver que, com pequenas ações, é possível fazer algo por um mundo melhor.

Depoimento

“Participar do CBVE nos traz a oportunidade de fazer parte de uma rede de empresas que acreditam e desenvolvem ações consistentes de voluntariado. Além disso, possibilita a troca e compartilhamento de ações e estratégias que contribuem com os resultados e a consolidação dos nossos Programas.” Marthina Endo, Instituto Algar

O Programa de Voluntariado do Grupo Algar foi lançado em abril de 2003 com o objetivo de estimular a participação voluntária dos associados do Grupo Algar em atividades sociais direcionadas pelo Instituto Algar. Para o fundador do Grupo, Alexandrino Garcia, a Algar nasce com o intuito de “servir a comunidade” e, é neste espírito que a iniciativa acontece. Neste programa, cada um pode contribuir com o seu tempo, trabalho e talento em prol de uma sociedade melhor.

A proximidade do voluntário com a comunidade e sua busca em atender suas reais necessidades, aproxima não apenas a empresa das pessoas que a cercam, mas também permite que o objetivo de contribuir ativamente e servir ao outro seja cumprido.

O Programa Ideal Voluntário apoia, reconhece e valoriza os profissionais do Grupo Camargo Corrêa que dedicam parte de seu tempo livre a atividades voltadas à comunidade. Atuando por meio de uma abordagem transversal aos programas estruturantes do Instituto Camargo Corrêa, o Ideal Voluntário cria oportunidades para que todos os colaboradores do Grupo e seus familiares contribuam para o desenvolvimento comunitário dos municípios onde estão inseridos, estimulando, capacitando, valorizando e reconhecendo o trabalho voluntário.

O Programa coloca em prática a crença nº 5 do ICC, que diz: “O trabalho voluntário deve ser um instrumento para o exercício da cidadania e uma oportunidade de crescimento e realização pessoal, pois existe entre os profissionais das empresas do Grupo um grande potencial e uma importante força a ser considerada na construção do desenvolvimento social”.

Depoimento

“Acreditamos que a formação de redes contribui para a melhoria contínua do nosso trabalho. No CBVE, o Instituto C&A encontrou um lugar onde é possível trocar boas práticas através de ricas discussões. Compartilhando também as nossas ações, entendemos que cumprimos um papel importante no avanço e engajamento do voluntariado corporativo dentro das empresas brasileiras.” Gustavo Narciso, Instituto C&A

 

Voluntariado IC&A: O programa de voluntariado do Instituto C&A existe desde 1991 e tem como objetivo promover e qualificar a ação voluntária dos colaboradores da C&A nas comunidades em que a empresa atua. Nosso programa é composto por ações de mobilização de recursos e projetos no campo da moda, para ampliação de renda e desenvolvimento de organizações e empreendedores sociais, contribuindo para a melhoria na cadeia de produção.

O Instituto é responsável por definir as diretrizes para o programa de voluntariado em toda a InterCement. O programa de voluntariado da InterCement é realizado nas cidades onde há operações da empresa. Em todas as localidades são desenvolvidas ações de fomento à participação voluntária e disponibilizados recursos que contribuam para o desenvolvimento ou fortalecimento de iniciativas promovidas a partir do interesse dos profissionais. Duas estruturas organizacionais são utilizadas para promover e organizar o voluntariado.

A primeira é o CIVICO (Comitê de Incentivo ao Voluntariado e Interação com a Comunidade). Cada unidade organizacional (escritório ou fábrica) possui seu próprio CIVICO.

A segunda estrutura são os GAIVs (Grupos de Ação Ideal Voluntário). Os voluntários se organizam espontaneamente em GAIVs de quatro ou mais voluntários que desejam trabalhar juntos em um projeto compartilhado em sua comunidade. 

O programa Estudar Vale a Pena (EVP) é desenvolvido desde 2009 pela equipe de voluntariado do Instituto Unibanco, tendo como principal objetivo contribuir para que jovens de escolas públicas do Ensino Médio reconheçam e valorizem o papel da educação em suas trajetórias e possam, assim, ampliar suas visões de futuro.

A ação busca, a partir de uma reflexão, impactar positivamente as trajetórias de vida dos jovens envolvidos ao ampliar as oportunidades de construir uma ideia de futuro que contemple o exercício da autonomia e a possibilidade de escolhas e consequências. As bases conceituais das atividades estabelecem uma conexão nítida entre o Ensino Médio e a trajetória juvenil. Abordam perspectivas de futuro de curto, médio e longo prazo, trazendo, em especial, as possibilidades ligadas à continuidade dos estudos e ao mercado de trabalho. Desde então o programa é aplicado por colaboradores voluntários do Itaú Unibanco e seus convidados, que participaram atuando em sala de aula por dois encontros, no Ensino Médio Noturno.

Depoimento

“Para o Itaú Social, a participação no CBVE é essencial para compartilhar experiências e boas práticas. Haver espaços de diálogo é fundamental para encontrar propostas conjuntas de melhoria e para potencializar as ações sociais.” Dianne Melo, Itaú social

O Programa Voluntários Itaú Unibanco integra as iniciativas de estímulo ao voluntariado promovidas pela Fundação Itaú Social e pelo Instituto Unibanco. Desde 2009, as oportunidades de atuação voluntária promovidas por essas instituições são disponibilizadas a todos os colaboradores Itaú Unibanco em um único programa.

O Programa Voluntários Itaú Unibanco foi criado para apoiar o engajamento em ações sociais de todos os funcionários e aposentados do Itaú Unibanco, com o intuito de fortalecer o exercício da cidadania, apoiando e estimulando a participação social como um importante compromisso entre os colaboradores. A opção pelo trabalho voluntário é decisão individual e absoluta do colaborador, não havendo relação direta com seu encarreiramento no banco. ​

Depoimento

“O CBVE tem um papel fundamental em engajar empresas que geram impacto com frentes de voluntariado, mas principalmente de atualização e movimento da pauta.” Erika Santanna, Sabesp

O Voluntariado na Sabesp é um mundo possibilidades, e a assim como a força das águas é capaz de mover ondas gigantescas de amor e solidariedade.

A Sustentabilidade é um dos aspectos fundamentais do planejamento estratégico da empresa, por isso está presente em sua identidade organizacional, sendo o ponto de partida para obter resultados positivos em todos os aspectos. A cultura do voluntariado é propagada e passa a fazer parte da vida dos indivíduos, onde a expressão da cidadania e da solidariedade estão presentes, possibilitando a abertura para novas experiências, oportunidades de aprendizado, criação de vínculos e afirmação do sentido comunitário.

O Grupo Sotreq compreende que o voluntariado visa a promoção do cidadão, substitui o amadorismo pelo profissionalismo e reconhece o potencial transformador de cada um na construção de uma sociedade mais justa, buscando transformar as dificuldades em desafios a serem vencidos!

O programa de voluntariado corporativo da Vale foi criado em 2004, com o propósito de unir pessoas com desejo de promover melhorias na sociedade, por meio da atuação voluntária. Está organizado em Comitês Regionais em 7 estados, que mobilizam ações de empregados da Vale, de seus familiares e de quaisquer pessoas dispostas a fazer a diferença na vida de outra pessoa.

Em 2020, diante da urgência da pandemia do coronavírus, o programa se ampliou para garantir maior abrangência de atuação e agilidade na mobilização de ações. Foi criada, então, a plataforma colaborativa Rede Voluntária Vale. Em 2020, 238 ações foram realizadas nos territórios de atuação da Vale e em todo o Brasil, via Rede Voluntária Vale, mobilizando 3.400 voluntários e cerca de R$ 2,2 milhões, incluindo recursos da Vale e de voluntários.

Dentre elas, uma parceria com o Ação da Cidadania, que arrecadou R$ 1,1 milhão e ofereceu suporte logístico para a campanha Natal Sem Fome, uma das maiores iniciativas de combate à fome no país, criada por Betinho. Foram entregues mais de 20 mil cestas, em 52 municípios, por onde passam a Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), de São Luís até Parauapebas (PA).

O Programa de Voluntariado Empresarial da Wilson, Sons promove, apoia e incentiva campanhas de voluntariado que aproximem a Companhia e seus colaboradores da comunidade, contribuindo para a construção de um mundo melhor para as gerações de hoje e do futuro.

O Programa de Voluntariado é coordenador pelo Comitê Gestor que planeja, coordena e executa as ações e, também, coordena os Grupos de Trabalho – GTs nas filiais.

As iniciativas de voluntariado estão centralizadas no Programa Criando Laços, que contam também com a participação de aposentados, familiares e amigos. Em 2019, as atividades do Criando Laços beneficiaram diretamente 1.050 pessoas, entre crianças, jovens e idosos, e envolveram 305 voluntários da Companhia.