Conheça formas de ocorrência, modalidades, estratégias e práticas inspiradoras em mais de 20 cases de empresas membros do CBVE

Versão digital está disponível no site www.cbve.org.br 

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) está lançando a publicação “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”, um material inédito no Brasil para orientar empresas a implantar programas de voluntariado empresarial. A publicação traz a evolução do voluntariado no Brasil, conceitos e informações de como conceber um programa de voluntariado empresarial, incluindo formas de ocorrência, modalidades, estratégias e práticas inspiradoras, com mais de 20 cases de sucesso de empresas associadas ao CBVE.

“Além dos conceitos e suas aplicabilidades, os casos de sucesso podem ser fontes de inspiração para outras empresas interessadas em desenvolver ou aprimorar um programa de voluntariado empresarial. É um verdadeiro panorama de como as empresas associadas ao CBVE estão desenvolvendo seus projetos”, afirma Wanda Engel, presidente do CBVE.

Os cases são apresentados com fichas técnicas e exemplificam as diferentes formas de ocorrência, modalidades e estratégias envolvidas nos programas de voluntariado empresarial praticados hoje no Brasil e considerados referências. O leitor poderá encontrar exemplos de voluntariado empresarial das empresas Accenture, Atento, Banco Bradesco, Carrefour, Fundação Itaú Social, Fundação Telefônica Vivo, Gerdau, Grupo Fleury, Instituto C&A, Instituto Camargo Corrêa, Instituto HSBC Solidariedade, Instituto Unibanco, Itaipu Binacional, Light, Mondelēz Brasil, Petrobras, PwC, Santander, Unimed-Rio, Vale, VLI e Wilson Sons.

Além de orientar e inspirar empresas, o objetivo é construir conhecimento sobre como conceber um programa de voluntariado empresarial para se obter resultados relevantes. “Tais resultados devem estar focados prioritariamente nos ganhos sociais, mas podem e devem visar, também, benefícios para os colaboradores voluntários e até para a própria empresa, orientando todo o processo, desde a concepção, até a implantação, monitoramento e avaliação de um programa de voluntariado empresarial”, afirma Wanda.

Para obter a versão digital da publicação basta acessar o site www.cbve.org.br. A solicitação de um exemplar impresso, cuja tiragem é limitada, pode ser feita via e-mail de contato do site do CBVE.

O CBVE reúne empresas, institutos e fundações empresariais com a missão de incentivar, qualificar, fortalecer e disseminar o voluntariado empresarial no Brasil. A pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial no Brasil, realizada pelo grupo a cada dois anos, revela que para 90% das empresas que praticam o voluntariado empresarial, os projetos de voluntariado melhoram a sua relação com a comunidade, e para 74% delas, aumenta o envolvimento dos funcionários com a empresa.