2021 foi um ano de muita aprendizagem dentro da #rede. Depois da avalanche que foi a pandemia de COVID-19, tentar se posicionar, buscar meios e caminhos para ajudar aqueles mais atingidos foi a prioridade, e as empresas associadas, após tantas incertezas, se reergueram, fizeram benchmarketing, trocaram experiências, se reinventaram e se apoiaram. 

Entender o lugar de estar no conselho este ano é representado por uma palavra que seguiu por todo esse tempo: JUNTOS. Pois juntos somos mais fortes, e fazemos cada vez mais o bem.

Por esse motivo, não pudemos deixar de registrar todos os momentos importantes que compartilhamos, de dentro do conselho para o mundo, a importância de fomentar o voluntariado corporativo. 

#CBVECompartilha:

Compartilhando conhecimento sobre o universo do voluntariado empresarial.

 

O #cbve lança o artigo “Destinação de Imposto de Renda: como os programas de voluntariado podem incentivar o aporte de recursos a projetos sociais”, construído em conjunto com o IDIS e o Sindicato de Contabilidade do Rio de Janeiro, inspirado na webinar de mesmo tema com as associadas Cemig e Gerdau, #compartilhamos em perspectiva a doação de recursos financeiros como uma vertente de ação voluntária buscando #colaborar cada vez mais com iniciativas que transformam para melhor, realidades sensíveis e complexas de milhões de seres humanos especialmente vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos.

 

 

 


 

2020 foi um ano de enormes desafios e mudanças para as pessoas, instituições, países e corporações. A pandemia de COVID-19 alterou profundamente as formas de relação, de organização e as percepções sobre nossa passagem coletiva pelo planeta, evidenciando a necessidade de aprender mais sobre como #compartilhar objetivos, recursos e ações. E com o conselho não foi diferente! Confira o Relatório de Atividades 2020, e fique por dentro por tudo que aconteceu no conselho neste ano.

 

 


 

Publicado desde 2015, o #censocbve é uma pesquisa ímpar sobre o estado da arte do voluntariado corporativo no Brasil, que tem por objetivo delinear o cenário do voluntariado empresarial no Brasil a partir das entidades associada à nossa #rede.

O Censo 2021 do Voluntariado Corporativo, assim como as demais, traz em perspectiva temporal o conjunto dos dados coletados a cada edição por quesito investigado, favorecendo com que o leitor construa uma percepção de mudança e tendência sobre cada temática.

 

 


21 de setembro foi o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, data criada com o objetivo de celebrar conquistas e reivindicar direitos e melhorias de condições de vida para os mais de 15 milhões de brasileiros que têm alguma deficiência.

A #redecbve não poderia deixar passar a data sem marcar seu compromisso com a diversidade. Lançamos o novo artigo da #rede, construído em conjunto com a Fundação Telefônica Vivo e a Asid Brasil, “Uma experiência de voluntariado corporativo com foco na inclusão produtiva das Pessoas com Deficiência, à luz da Agenda 2030 e dos Princípios ESG”, traz em perspectiva o voluntariado empresarial de causa, com foco na promoção da inclusão das pessoas com deficiência e nas melhores práticas de diversidade e inclusão preconizadas pelo mercado.

 

 

 


#CBVEInspira

Buscando inspirar cada vez mais temáticas atuais e relevantes.

 

Voluntariado na Década do Oceano

Declarada pela ONU como a década do Oceano, o CBVE abraçou essa causa e realizou o seu primeiro evento do ano com a temática: Voluntariado na Década do Oceano, que contou com diversos convidamos especialista e associadas da temática, confira o encontro:

 

Fome e Pandemia: o papel do voluntariado corporativo frente ao agravamento das desigualdades sociais

A COVID-19 provocou um aumento nos níveis de pobreza sem precedentes nas últimas décadas, gerando fortes impactos na ampliação da desigualdade, redução do acesso ao emprego, piora dos índices de desigualdade na região, nas taxas de ocupação, e na participação no mercado de trabalho.

Por isso, com o evento: Fome e Pandemia: o papel do voluntariado corporativo frente ao agravamento das desigualdades sociais, a #redecbve reuniu lideranças comunitárias e gestores de programas de voluntariado corporativo  do país para pensar como o Voluntariado Empresarial Corporativo pode seguir fortalecendo comunidades e territórios no enfrentamento à pandemia.

 

 

Desafios de sustentabilidade e crise hídrica: como o voluntariado corporativo pode contribuir?

A #redeCBVE apresentou o último evento do ano com os “Desafios de sustentabilidade e crise hídrica: como o voluntariado corporativo pode contribuir?” Considerando os graves desafios lançados pelos hábitos de consumo e produção e o impacto nas mudanças climáticas globais e o objetivo de criarmos uma onda de solidariedade voluntária frente a crise hídrica.


#CBVEColabora

Colaborando com parceiros para construir um mundo melhor.

 

As redes de voluntariado corporativo em ação no Brasil e na américa Latina se juntaram para, na semana em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado, colaborar para o crescimento e fortalecimento dessa modalidade de intervenção, que é capaz de mobilizar milhares de pessoas em todo país em nome a atenção de urgências e injustiças sociais.

Juntos foi um evento inédito, idealizado e organizado por 5 grandes redes de voluntariado empresarial da América Latina: CBVE, CLAVE, CMVC, GEVE e Atados HUB. Nosso objetivo foi mobilizar voluntários e gestores, entre os dias 23 e 27 de agosto, em uma semana de palestras, trocas de experiências e rodas de discussão sobre alguns dos temas que estão em alta no que tange o voluntariado empresarial corporativo.

 

Confira a Playlist com todos os encontros gravados:

 

 


#CBVEInforma

Informando temáticas atuais de dentro da #redeCBVE.

 

Em 2020, a rede somou mais de R$ 1.41 bilhões em doações financeiras e alcançou 3.501.013  pessoas entre as que mais precisam de apoio neste momento. Também foram doados 5 milhões de testes para diagnóstico da COVID-19, além da construção (ou ativação) de 484 leitos e 211.902 equipamentos hospitalares, tendo em vista o tratamento e o atendimento aos pacientes acometidos pelo vírus. No artigo: “A solidariedade de empresas que impacta positivamente cerca de 3,5 milhões de pessoas durante a pandemia de coronavírus”, contamos um pouco mais desses resultados.

 

 


 

Carolina Müller, coordenadora do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, a #rede de empresas de maior representatividade no voluntariado corporativo do Brasil. Trouxe em um único artigo, a importância das questões ambientais, sociais e de governança na perspectiva do voluntariado corporativo. Com grandes nomes e eventos sobre a temática, entenda os principais indicadores e as avaliações para a geração de valor entre a pauta do momento: o ESG e o voluntariado empresarial no artigo: Integração da Agenda ESG e Agenda 2030: indicadores e avaliação para a geração de valor.

 

 

 


#CBVEDestaquedoMês 

Destacando os Programas de Voluntariado da #rede.

 

 

Janeiro – Instituto C&A

O programa Voluntariado Instituto C&A tem muitos anos de história promovendo e qualificando ações voluntárias em sua comunidade. O Voluntariado é movido por ações de mobilização de recursos e projetos no campo da moda, para ampliação de renda e de desenvolvimento de empreendedores – e principalmente empreendedoras – #colaborando com a melhoria na cadeia de produção.

O Instituto publicou recentemente no site do CBVE uma matéria sobre o seu trabalho em 2020 escrita pelo Gustavo Narciso. Para ler a matéria na íntegra acesse:  C&A – O voluntariado corporativo pode e DEVE ir além!


 

Fevereiro – Instituto Unibanco

O Instituto Unibanco, associada da nossa #rede, desenvolve desde 2009 o programa Estudar Vale a Pena, que busca #colaborar para que jovens de escolas públicas do Ensino Médio reconheçam e valorizem o papel da educação em suas trajetórias e possam, assim, ampliar suas visões de futuro. Desde sua criação em 2009, o Estudar Vale a Pena #colabora com a educação pública do nosso país, buscando diminuir os níveis de evasão escolar através da sensibilização dos estudantes. Para ler a matéria na íntegra acesse: Conheça o ESTUDAR VALE A PENA ação de voluntariado do Instituto Unibanco que busca diminuir a evasão escolar.

 


 

Março – Sabesp

a Sabesp é a maior empresa de saneamento das Américas e a terceira maior do mundo em população atendida. Em 2009, a entidade organizou suas ações sociais, como o programa de voluntariado e neste mesmo ano foi lançada a primeira versão do Manual de Voluntariado da Sabesp #inspirando cada vez mais as ações construídas. Conheça um pouco sobre o programa de voluntariado da Sabesp e suas ações no enfrentamento à COVID-19

 

 


 

Abril – Wilson Sons

A Wilson Sons, uma das fundadoras da nossa #rede, promove ações de voluntariado há mais de 20 anos. Mas foi em 2007, que a companhia lançou o seu programa de voluntariado, o Criando Laços, que tem como objetivo fomentar e apoiar ações sociais voluntárias nos ativos da Wilson Sons em todo o País. Aplicar uma sequência de programas estruturados em três vertentes: empreendedorismo, educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para alunos do ensino médio das escolas públicas do estado do Rio de Janeiro é o objetivo do Trilha Empreendedora. Conheça a Trilha Empreendedora, o maior programa de voluntariado do setor de Óleo e Gás. 

 


 

Maio – CEMIG

Vamos conhecer um pouco mais do Programa de Voluntariado da CEMIG, associada a essa #rede? Conhecido como o “Programa Você”, tem como finalidade estimular a solidariedade e o trabalho voluntário da força de trabalho, a fim de promover o desenvolvimento humano e contribuir com o bem estar das comunidades onde atua. Suas ações são estruturadas em três pilares: incentivo ao voluntariado, ações transformadoras e ações pro bono. Mesmo diante do isolamento social trazido pela pandemia do COVID-19, a Cemig não ficou paralisada, com a premissa de priorizar projetos sem contato físico e aglomerações. Confira o artigo Você – Voluntariado Cemig: do presencial para o digital.

 


 

Junho – Instituto InterCement

Em 2020 o Instituto InterCement atuou de forma rápida para adaptar-se ao novo contexto, mais incerto e complexo, trazido pela pandemia de COVID-19. Já em março, o Instituto fez uma revisão de seu plano de trabalho e definiu diretrizes para a elaboração de um plano de enfrentamento aos impactos sociais provocados pela pandemia, que serviu de orientação para as operações em todos os países onde têm atuação. Foi registrado diversas mobilizações de bem-estar e saúde para uma população, para mais de 30 comunidades, em 5 países -Argentina, África do Sul, Brasil, Egito e Moçambique. O Instituto, em um estudo recente com mais de 1.500 profissionais da empresa, trouxe números e informações relevantes para o futuro do programa. Confira o artigo: Voluntários, agentes de transformação social.

 


 

Julho – Fundação Telefônica Vivo

O programa de Voluntariado da Fundação Telefônica Vivo foi marcado pelo cenário da transformação digital, que foi intensificada com a pandemia do coronavírus, as ações do Programa foram ampliadas em 2020. O voluntariado digital tornou-se uma poderosa ferramenta de mobilização, engajamento e principal alternativa para a prática da solidariedade. Assim, as atividades que antes eram presenciais foram adaptadas, a fim de garantir a segurança de todos os envolvidos sem deixar de contribuir com as instituições apoiadas pelo Programa. Confira o artigo: Efetividade do voluntariado digital em meio à pandemia.

 


 

Agosto – Instituto Algar

O Instituto Algar, completou 18 anos em 2021! E comemora-se também os 17 anos do Programa de Voluntariado desta organização, somando muitas ações e resultados. Vale destacar que o Programa de Voluntariado, tem como foco viabilizar e incentivar, que os associados do grupo Algar, estejam envolvidos em ações sociais nas comunidades em que a empresa está inserida. Servir à comunidade está no DNA do grupo Algar, e é neste espírito que o Programa de Voluntariado nasceu e está acontecendo. Olhar para o outro, criar oportunidades, suprir necessidades e estimular que isso seja feito, dentro e fora das paredes da empresa. Conheça o Programa de Voluntariado do Instituto Algar.

 


 

Setembro – Instituto Camargo Corrêa

O Programa Voluntári@ Engajad@ do Instituto Camargo Corrêa, estimula e valoriza a participação dos profissionais do Grupo Camargo Corrêa e seus parceiros em ações voluntárias. Seu objetivo é deixar um legado social nas comunidades vulneráveis, desenvolver competências socioemocionais dos profissionais voluntários e promover a valorização das empresas como marca empregadora. Entender o compromisso empresarial na redução das desigualdades sociais, movimento intensificcada na pandemia de COVID-19, reforçou o compromisso da humanidade em ajudar o próximo – o futuro do mundo e do trabalho dependem invariavelmente dos compromissos setoriais na busca pelo bem comum. O mundo corporativo mudou e a gestão de pessoas também, venha conhecer o que o Instituto Camargo Corrêa desenvolveu e seus resultados nesse cenário e, principalmente, nessa busca de fazer o bem. Confira: Voluntariado não tem marca – o compromisso empresarial na redução das desigualdades sociais.


 

 

Outubro – Sotreq

O Programa de Voluntariado do Grupo Sotreq tem como objetivo de expandir e qualificar o trabalho voluntário nas diversas áreas e localidades da empresa, transformando necessidades sociais em oportunidades de participação solidária. No mesmo ano que o Programa de Voluntariado completa 5 anos, o Grupo Sotreq completa 80. Para enaltecer ainda mais este marco, será realizada a campanha Momento S 80 anos Sotreq!
Uma maratona de mobilização e colaboração que convida a todos a demonstrarem o potencial de transformação. Confira um pouco mais sobre esse momento no artigo: Sotreq – Grupo Sotreq | Momento S 80 anos

 


 

Novembro – Amil

Que o ano de 2020 foi difícil para muitos programas de voluntariado não é uma novidade. Mas a Amil soube muito bem como migrar suas ações para o virtual e ter uma grande adesão dentro da organização.Somando foram mais de 6 ações realizadas, 18 instituições e comunidade beneficiadas, 988 voluntários engajados e mais de 2170 horas voluntárias doadas. Mediante a pandemia COVID-19, desde maio de 2020, a Amil migrou suas ações para uma metodologia 100% virtual, uma forma inovadora de continuar garantindo a segurança dos colaboradores e beneficiados. Acesse o artigo: Ações para uma metodologia 100% virtual.

 


 

Dezembro – Bradesco

O Programa Voluntários Bradesco foi criado em 2007 por um Grupo de Trabalho formado por funcionários de Departamentos do Bradesco, da Fundação Bradesco e de Empresas Ligadas à Organização e, desde então, estimula o exercício da cidadania, oferecendo ações próprias e apoiando as iniciativas dos funcionários e estagiários em todo o Brasil. Em 2021, até o final de novembro, mais de 30 mil funcionários e estagiários estiveram envolvidos em ao menos uma ação de voluntariado da Organização Bradesco, beneficiando 160 mil pessoas. Durante a pandemia parte das ações foi remodelada e outras adiadas, considerando a preocupação em não expor funcionários, familiares e a comunidade a riscos de infecção, e as ações online ganharam mais espaço. Saiba mais no artigo: Bradesco – Ações online ganharam mais espaço durante a pandemia.