O RIOVOLUNTÁRIO, com patrocínio do Instituto Unibanco, realizará no dia 11 de outubro, das 11h às 15h, na Quadra da Acadêmicos da Rocinha, em São Conrado, uma grandiosa e animada festa para comemorar o Dia das Crianças.

A festa tem como objetivo proporcionar um dia de muita diversão com espaços recreativos, lanches e brincadeiras para cerca de 700 crianças de sete creches comunitárias atendidas pelo Programa Brasileirinho, nas comunidades do Cantagalo, Chapéu Mangueira, Turano, Santa Cruz e Rocinha.

No evento, que conta com o apoio da Acadêmicos da Rocinha, Appai, Creche Dois Irmãos, Fundação Cesgranrio, Metrô-Rio, Sociedade Bíblica do Brasil e Wilson, Sons, estarão presentes voluntários celebrando o 10° Aniversário do Ano Internacional dos Voluntários – AIV+10. Capacitados pelo RIOVOLUNTÁRIO, os voluntários colaboraram na organização e participarão dessa grande festa.

Programa Brasileirinho

Através do Programa Brasileirinho, o RIOVOLUNTÁRIO desenvolve ações para estimular e acompanhar sistematicamente o desenvolvimento integral de crianças de até quatro anos de idade matriculadas em creches comunitárias localizadas em comunidades de baixa renda.

Em conjunto com os gestores, educadores, voluntários, familiares e a comunidade do entorno das creches, o Programa Brasileirinho promove uma articulação entre esses atores sociais e instituições externas, sejam elas da esfera governamental, não governamental e da iniciativa privada, constituindo uma rede de proteção social para as crianças atendidas pelo Programa.

Todas as creches que fazem parte do Programa Brasileirinho tiveram seus espaços físicos totalmente reformados e adequados às necessidades infantis. Os gestores e educadores das creches recebem formação especializada e com as famílias são realizados encontros onde são debatidos temas de interesse que visem o desenvolvimento integral das crianças do Brasileirinho.

Décimo Aniversário do Ano Internacional dos Voluntários – AIV+10

Em 2011 o mundo comemora uma década do Ano Internacional dos Voluntários (AIV+10). A iniciativa recorda o ano de 2001, escolhido pela Organização das Nações Unidas (ONU), através de Assembleia Geral (A/Res/52/17 de 1997), para ser o Ano Internacional dos Voluntários. Em 2001, a ação contou com a participação de 123 países e buscou promover, facilitar e reconhecer ações voluntárias, além de fomentar parcerias nesse campo.

O AIV+10, também promovido pela ONU, tem o objetivo de reconhecer, melhorar e expandir os resultados já conquistados, bem como de desenvolver estratégias de ação nos países. Outra meta do AIV+10 é gerar conhecimento sobre o perfil dos voluntários e as diferentes áreas em que o voluntariado pode ser desenvolvido, buscando trazer uma nova visão sobre o tema, representando um salto qualitativo e quantitativo no incentivo e consolidação do voluntariado. Além disso, a iniciativa oferece a oportunidade de reconhecer e celebrar a disposição, a energia positiva e a inovação de milhões de pessoas que trabalham para o desenvolvimento e os direitos humanos em todo o mundo.