Em uma rede que abrange mais de 500 mil colaboradores, desafiamos convidados a pensar em como empregar os programas de voluntariado corporativo para mobilizar e gerar novas atitudes, considerando um dos principais desafios da atualidade: a crise hídrica.

 

Considerando os graves desafios lançados pelos hábitos de consumo e produção e o impacto nas  mudanças climáticas globais e o objetivo de criarmos uma onda de solidariedade voluntária frente a crise hídrica, a #redeCBVE apresenta o seu mais novo evento do #CBVEInspira.

Uma encontro moderado pelo Mestre, biólogo e voluntário pró-bono pelas águas: Carlos Jamel e especialistas dentre as empresas associadas a este Conselho, com destaque a organizações que estão diretamente ligadas a este tema – Sabesp, Cemig e Elera

Com este encontro o CBVE segue pautando o voluntariado como ferramenta potencialmente estratégica, seja para organizações, sociedade e principalmente as pessoas – núcleo onde se desenvolvem as ações. Começamos o ano falando da Década do Oceano e fechamos 2021 alertando a necessidade de enfrentarmos juntos o desafio da escassez de água. 

 

Na recente COP26, Barbara Visser, ministra de Infraestrutura e Gestão da Água da Holanda, enfatizou que a água é a chave para alcançar uma mudança real e os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável – ODS. “A mudança climática está acontecendo agora e está colocando em risco a paz, a segurança, a biodiversidade e o desenvolvimento sustentável global”, disse. 

 

O encontro será no dia 25 de novembro, às 15h30, com transmissão via Youtube e duração estimada de 90 minutos. Na tela, personalidades como Erika Torres, Diretora Adjunta de Comunicação Empresarial e Sustentabilidade da CEMIG; Milena Murta, Gerente de Responsabilidade Social da Elera; Alceu Segamarchi, Diretor de Tecnologia, Empreendimentos e Meio Ambiente da Sabesp.

A participação é gratuita e você pode se inscrever clicando aqui

 

Conheça os convidados:


 

Carlos Jamel – Mestre, Biólogo, Ecólogo e voluntário pro bono pelas águas.

Biólogo, especialista em Geoprocessamento (UFRJ), Sócio-diretor, da Novaterra Soluções em Geoinformação. Voluntário pro bono do Instituto Baía de Guanabara; do Conselho Comunitário da Região Oceânica de Niterói; do Subcomitê de Bacia do Sistema Lagunar Itaipu-Piratininga – CLIP; da Associação de Windsurf de Niterói – AWN/Windnit

 

 


 

Erika Torres – Engenheira de Sustentabilidade Empresarial.

Formada em Engenharia Química, com Pós-graduação em Gestão Ambiental e trabalha na Cemig há 19 anos com meio ambiente. Atualmente é Engenheira de Sustentabilidade, sendo responsável pelo tema Mudança Climática e coordenação de respostas aos questionários de sustentabilidade relacionados ao meio ambiente. Atua na gestão de resíduos sólidos por 5 anos na empresa, também teve experiência com licenciamento ambiental de usinas e instalações da empresa. Participou da revisão de procedimentos ambientais, revisão da Política Ambiental e de Biodiversidade e da elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. Atualmente representa a Cemig na Plataforma Ação pelo Clima do Pacto Global e em GTs de Mudança Climática.


 

Milena Murta –  Gerente de Responsabilidade Social da Elera.

Mãe, voluntária e ativista. Milena hoje lidera o time de responsabilidade social da Elera Renováveis. Possui cerca de 15 anos de experiência na implantação de projetos de investimento social privado, engajamento de stakeholders e relacionamento com comunidades. É formada em comunicação pela Universidade Federal do Espírito Santo, mestre em comunicação pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, e especialista em negócios socioambientais de impacto pela escola superior de conservação ambiental e sustentabilidade/USP. 

 


 

Marco Antônio Lopez Barros – Superintendente de Gestão de Empreendimentos da Sabesp.

Engenheiro Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, pós Graduação em Saneamento Básico pela Faculdade de Saúde Pública – USP, tem 29 anos de história profissional na Sabesp, grande parte dedicados à área de Operação e Manutenção de Sistemas de Distribuição de Água e Coleta de Esgotos. Como Superintendente da Unidade de Negócio de Produção de Água da Sabesp, esteve à frente da Unidade quando ocorreu a maior crise hídrica já registrada no Estado. Atualmente Superintendente de Gestão de Empreendimentos, responde pela implantação das Unidades Recuperadoras no Projeto Novo Pinheiros, além de obras de aumento da segurança hídrica. 

 


 

 

O CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

Nós somos uma #rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado e pelo bem que ele promove. Nossos encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial que compartilhamos com a sociedade. Inspiramos outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás. Possuímos 20 entidades associadas e a organização da sociedade civil CIEDS realiza sua Secretaria Executiva. Para saber mais, acesse: www.cbve.org.br.

 

Evento – Desafios de sustentabilidade e crise hídrica: como o voluntariado corporativo pode contribuir? 

Dia: 25/11/2021

Horário: 15h30

Transmissão: Youtube

 

Para mais informações:

Paula Lobo – 21 97355-8240

paulalobo.rj@cieds.org.br