Edição 2018 do raio-X do voluntariado empresarial

CBVE mostra como as atividades voluntárias contribuem para resolução de desafios empresariais.

 

Grandes empresas vêm descobrindo o poder dos programas de voluntariado empresarial na resolução de desafios internos e externos, com destaque para a qualificação do diálogo com as comunidades e para o desenvolvimento de competências socioemocionais de seus colaboradores. Essas e outras informações estão contidas no Censo 2018, estudo desenvolvido pelo CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial, que analisa as ações de voluntariado corporativo das 17 organizações nacionais e transnacionais associadas ao Conselho e que, juntas, geram 3% do PIB nacional.

Dividida em oito blocos temáticos a terceira edição do Censo CBVE analisa dimensões como a estrutura dos programas de voluntariado, o orçamento designado, as políticas de capacitação de voluntários e organizações parcerias, as áreas temáticas de atuação e respectivos públicos alcançados, os benefícios gerados para o desenvolvimento e retenção de colaboradores, além de estabelecer pontos de interseção com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (17 metas globais estabelecidas pela ONU, pertencente à agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável).  

Segundo o Comitê Gestor do CBVE o Censo 2018 “Traz a fotografia do voluntariado corporativo das entidades associadas ao Conselho, que são referências em programas de voluntariado corporativo. Apesar de ser um recorte, seus resultados estão completamente alinhados com análises e tendências apresentadas por outros estudos”  

Para acessar o relatório completo clique aqui.

Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE reúne empresas, confederações, institutos e fundações empresariais para a promoção e desenvolvimento do voluntariado empresarial tanto dentro quanto fora do país, proporcionando um espaço de construção coletiva e diálogo para os seus associados. 

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS é uma organização social eleita, em 2019, a 3ª ONG mais relevante do Brasil e a 63º do mundo pelo prêmio TOP 500 NGOs, do NGO Advisor. Atualmente realiza a gestão, representação jurídica e apoia o CBVE por meio de uma Secretaria Executiva. 

Para mais informações:
Comunicação CIEDS
Isabel Salgado