Evento inédito, idealizado e organizado por 5 grandes redes de voluntariado empresarial da América Latina: CBVE, CLAVE, CMVC, GEVE e Atados HUB

 

Unir esforços, compartilhar recursos, apoiar mais e melhor aos que mais precisam. A solidariedade maximizada em pessoas e instituições de todo o tipo acelerou parcerias, sustentou sinergias e juntou atores prováveis e improváveis nas urgências humanitárias precipitadas e agravadas pela crise sanitária.

 

Seguindo esta tendência, as redes de voluntariado corporativo em ação no Brasil também se juntaram para, na semana em que se celebra o Dia Nacional do Voluntariado, colaborar para o crescimento e fortalecimento dessa modalidade de intervenção, que é capaz de mobilizar milhares de pessoas em todo país em nome da correção de urgências e injustiças sociais.

 

Juntos será um evento inédito, idealizado e organizado por 5 grandes redes de voluntariado empresarial da América Latina: CBVE, CLAVE, CMVC, GEVE e Atados HUB. Nosso objetivo é mobilizar voluntários e gestores, entre os dias 23 e 27 de agosto, em uma semana de palestras, trocas de experiências e rodas de discussão sobre temas que estão em alta no que tange o voluntariado empresarial corporativo.

 

A transmissão será via zoom e a participação é gratuita. Você pode se inscrever clicando aqui

Quadro de dias e temas do programa da semana do evento JUNTOS.

Conheça a agenda da semana de 23 a 27 de agosto:

23 de Agosto: O impacto do voluntariado em rede: Como o voluntariado pode contribuir para a redução das desigualdades sociais?

Objetivo do encontro:  Em um contexto de desigualdades sociais, o voluntariado em rede é o grande aliado na busca por impactos sustentáveis. O objetivo deste encontro é mostrar como JUNTOS somos mais e como o trabalho em rede é um potencializador da luta por mais igualdade em diferentes contextos, como: empreendedorismo,  movimentos sociais e situações humanitárias de emergência.

Abertura: Luiza Helena Trajano – Presidente do Conselho do Magazine Luiza e Presidente do Grupo Mulheres do Brasil

Convidados: Rodrigo Pipponzi – Co-fundador da editora MOL de impacto social

Leonard Farah – Especialista em desastres naturais, inspira pessoas a enfrentarem seus desafios

Caçadores de Bons Exemplos – Colecionadores de histórias emocionantes e projetos sociais inspiradores em todo o Brasil

24 de Agosto: Cenário do voluntariado empresarial no Brasil e no mundo 

Objetivo do encontro: Confira as maiores pesquisas e censos de voluntariado empresarial realizadas no Brasil e no mundo. Além de trazerem o retrato e panorama atual, apontarão caminhos e tendências no voluntariado corporativo.

Mediador (a): Gabriela Bighetti – Diretora Executiva na United Way Brasil 

Convidados: Carolina Müller – Responsável pela gestão do CBVE e Gestora de projetos do CIEDS

Fernanda Scur – Consultora e facilitadora de parcerias multi-setoriais estratégicas da Pyxera Global

Iraida Manzanilla – Consultora sênior de responsabilidade social e Vice-Presidente do Conselho de diretores do IAVE

Patrícia Loyola – Diretora de Gestão e Investimento Social Corporativo da COMUNITAS

 

25 de Agosto: Tendências globais  e voluntariado corporativo: um relacionamento estratégico

Objetivo do encontro: É impossível falar em voluntariado empresarial sem considerar as tendências socioeconômicas que afetam nossas comunidades globalmente, principalmente em questões relacionadas ao desenvolvimento dos negócios e seu impacto multissetorial. Neste encontro iremos refletir com um grupo de especialistas da região sobre a relação estratégica que existe entre a prática do voluntariado empresarial e tendências como ESG, Diversidade e Inclusão e a Agenda 2030.

Mediador (a): Renata Farias – Coordenadora de país do programa de voluntários das Nações Unidas (UNV) 

Convidados: Gilberto Costa – Conselheiro do GIFE e diretor Executivo do banco JP Morgan

Marcela Cristo – Sócia Fundadora da Impacto Positivo (México)

Rapha Pagotto – Secretário Adjunto do Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+

Oscar García – Professor da Universidade Nacional de San Martín (Argentina)

26 de Agosto: Voluntariado na educação: do presencial para o virtual

Objetivo do encontro: A educação foi um dos setores que mais sofreu com o distanciamento social gerado pela pandemia do coronavírus. Os alunos da rede pública ficaram sem acesso à escola formal e ainda perderam muitas oportunidades com projetos sociais e de voluntariado que aconteciam de forma presencial. As mentorias online se tornaram uma grande oportunidade de minimizar a lacuna educacional para este público. Neste encontro, teremos um bate-papo entre representantes de instituições que buscaram oferecer soluções inovadoras e irão compartilhar boas práticas e desafios.

Abertura: Samantha Jones – Diretora de novos negócios da V2V.net 

Mediador (a): Márcia Licá – Coordenadora de conteúdos de educação na Associação Vagalume 

Convidados: Cássia Souza – Coordenadora de projetos de mentoria no Atados

Rafael Biazão – Coordenador de Comunicação  e Gestão de Comunidades no CIEDS

Eliane Silva – Coordenadora de Projetos de voluntariado corporativo da CDM

Patrícia Perez – Coordenadora de Projetos de voluntariado da Voluntariado y Estrategia (Espanha)

27 de Agosto: Felicidade: “O que faz voluntários mais felizes” 

Objetivo do encontro: O voluntariado empresarial de acordo com os pilares da Unesco e diversas pesquisas, é entendido como um grande suporte para o clima organizacional das empresas, pois atua principalmente nas questões emocionais para a vida: tem um grande poder na nossa felicidade, potencializa emoções positivas e melhora a saúde.

Mediador (a): Érika Santana – Integrante do comitê gestor do CBVE e coordernadora do Programa de Voluntariado Sabesp

Mediador (a): Giuliana Preziosi – Membro do GEVE e sócia na Conexão Trabalho Consultoria

Convidado (a): Bruna Lombardi – Atriz, Palestrante, Ativista Ambiental e idealizadora da Rede Felicidade

 

 

 

 

CBVE – Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

O CBVE é uma #rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado e pelo bem que ele promove. Nossos encontros e trocas geram conteúdo relevante sobre voluntariado empresarial que compartilhamos com a sociedade. Inspiramos outras pessoas e organizações a alinharem esforços em nome de um futuro compartilhado que não deixe ninguém para trás. Possuímos 17 entidades associadas e a organização da sociedade civil CIEDS realiza sua Secretaria Executiva. Para saber mais, acesse: www.cbve.org.br.

CLAVE

O Conselho Latino-Americano de Voluntariado Empresarial (CLAVE) é um espaço de inovação e criação compartilhada em voluntariado empresarial para o desenvolvimento da América Latina. Suas empresas associadas são referências em RSE e voluntariado na região e no mundo. Juntos, eles reforçam a relevância dessas questões de forma transversal nas várias instâncias regionais e locais. 

Os três pilares do trabalho do CLAVE são: Rede Estratégica; Projetos Colaborativos e Compartilhamento de conhecimento.

Presença on-line:

Site: www.empresasclave.org

LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/clavelatam

Twitter: https://twitter.com/clavelatam

 

Comitê Mineiro de Voluntariado Corporativo – CMVC

O CMVC foi criado em 2015 pela CDM – Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana, com o objetivo de criar sinergia entre experiências de voluntariado, fomentar a Responsabilidade Social das empresas e difundir a experiência mineira de voluntariado corporativo. Com mais de 80 empresas, o Comitê já promoveu mais de 30 encontros, cursos, eventos em rede e compartilhou mais de 40 cases.  “A integração do grupo, os encontros e as trocas contribuíram significativamente para as oportunidades de inovação e a continuidade das iniciativas voluntárias”, reforça Vivian Ramos, idealizadora do CMVC. 

 

GEVE

O Grupo de Estudos de Voluntariado Empresarial é uma iniciativa que reúne profissionais e organizações com atuação e experiência em Voluntariado Empresarial. O Grupo teve início em  dezembro de 2009, por iniciativa de profissionais das seguintes organizações: Apoena Sustentável, Centro de Voluntariado de São Paulo, Philips do Brasil e Txai Consultoria e Educação. Gerido por um grupo organizador de especialistas da área,  promove encontros gratuitos bimestrais para gerar aprendizado coletivo sobre programas de voluntariado empresarial. Os encontros são compostos por palestras, oficinas e debates presenciais e online. Seus resultados são sistematizados e publicados neste site, assim como conteúdos relevantes do tema de Voluntariado e Voluntariado Empresarial no Brasil e no Mundo.

 

Atados Hub

O HUB é uma rede de intercâmbio em voluntariado empresarial criada pelo Atados em 2020. Com a proposta de proporcionar um espaço de troca, interação e co-criação de programas de voluntariado, o HUB integra mais de 25 empresas que realizam encontros de sinergia e também projetos em conjunto. Em 2021 será realizada uma ação de voluntariado compartilhada entre as empresas do HUB, com o intuito de potencializar o impacto da rede.  “O espaço de troca e benchmarking entre programas de voluntariado é essencial para a potencialização do setor e escala do impacto social nas comunidades, através do HUB empresas aprimoram seus programas com idéias, experiências e perspectivas de outras empresas que podem ser compartilhadas., reforça Gustavo Pereira.