Servir à comunidade está no DNA do grupo Algar, e é neste espírito que o Programa de Voluntariado nasceu e acontece. Olhar para o outro, criar oportunidades, suprir necessidades e estimular que isso seja feito, dentro e fora das paredes da empresa, fez com que, em 2021, o Programa de Voluntariado completasse 18 anos de muitas ações e resultados.

Quando cada voluntário veste a sua camisa e coloca à disposição da comunidade seu tempo, trabalho e talento, o propósito do grupo Algar de ser “gente servindo gente” está sendo exercitado.

O programa de voluntariado reúne centenas de associados voluntários em comitês liderados por líderes e co-líderes sociais que organizam e gerenciam todas as atividades executadas pelos voluntários, com apoio, formação e direcionamento do Instituto Algar. O nosso fazer o bem está espalhado pelos diversos cantos do Brasil e, neste ano, alcançou também a Colômbia, México e Argentina.

Voluntários do Instituto Algar em ação

Os voluntários Algar têm a oportunidade de participar de ações contínuas, que visam contribuir com a aprendizagem dos alunos das escolas públicas parceiras de forma significativa, por meio de uma metodologia desenvolvida pelo Instituto Algar, chamada de clubes. Ações pontuais, que são atividades mais abrangentes desenhadas pelos comitês, partindo de uma necessidade identificada na comunidade ou em datas específicas. E de ações sob demanda, ou seja, ações específicas sugeridas por um voluntário, a partir de suas habilidades pessoais.

Além disso, o Instituto Algar promove ações institucionais, que envolvem todos os comitês de voluntariado. Uma dessas ações é o Encontro de Voluntários do grupo Algar, que acontece no mês de dezembro, em comemoração ao dia internacional do Voluntariado.