A Sabesp foi fundada em 1973, e desde então ações solidárias paralelas ao negócio da empresa também são realizadas: doações de alimentos, agasalhos, água, e uma série de outras ações humanitárias sobre as quais os colaboradores sempre foram estimulados a se envolverem em questões sociais.

No início eram reconhecidas como assistencial, porém em 2009 houve a organização das ações sociais, como programa de voluntariado e neste mesmo ano foi lançada a primeira versão do Manual de Voluntariado da Sabesp. Desde então o programa foi criando forças; a organização interna e as campanhas são encaminhadas na empresa com grande engajamento dos colaboradores.

Neste último ano, a Sabesp isentou o pagamento das contas de água e esgoto dos clientes nas categorias de uso Residencial Social e Residencial Favela: foram cerca de 2,5 milhões de pessoas em todo o Estado. A medida inicialmente tinha validade por três meses (abril, maio e junho) para contas emitidas a partir de 1º/4 e já foi prorrogada três vezes: para 31 de julho, para 15 de agosto, tendo sido encerrada em 15 de setembro de 2020. 

Voluntários colaboradores da Sabesp auxiliando nas doações em tempos da Pandemia de COVID-19

A Companhia também firmou parcerias com a iniciativa privada e municípios. Desde o dia 27 de março de 2020, distribuiu mais de 6,6 mil caixas-d’água a famílias que não têm como comprar o reservatório. 

Em conjunto com as prefeituras, a Sabesp fez a limpeza do entorno de mais de 470 unidades de saúde (UBS, AMA, UPA, clínicas, hospitais) e outros espaços públicos de grande circulação na região metropolitana de São Paulo. Ao todo, já são mais de 3,7 mil lavagens realizadas na grande São Paulo. A higienização também foi feita pela Sabesp em mais de 300 municípios paulistas do interior e litoral em que a empresa presta serviço, totalizando mais de 15 mil lavagens.

A Sabesp já instalou 520 lavatórios e 22 bebedouros para combater coronavírus.

O Programa de Voluntariado da Sabesp participa da campanha Saneamento Solidário com a AESabesp e Alimento Solidário, com o Fundo Social de São Paulo, e por meio desta iniciativa já participou de mais de 92 ações de arrecadação de alimentos e produtos de higiene que beneficiaram 78 instituições. Ao todo, já foram arrecadados na região metropolitana, interior e litoral 106 toneladas de alimentos e 51 toneladas de kits de higiene e a distribuição de 110 mil cestas básicas, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

Em parceria com a Nivea, Fiat, DEEP, Olga Kos e agência Leo Burnett, distribuiu em áreas de alta vulnerabilidade social 10 mil frascos de álcool em gel, 200 mil sabonetes em barra, 10 mil sabonetes líquidos e 10 mil cremes hidratantes. 

Em cidades atendidas pela Sabesp no interior e litoral, foram distribuídos 6.500 kits de higiene e mais de 2.974 kits de alimentação a trabalhadores em serviços essenciais e à população, em ações de colaboradores da Sabesp e também em parceria com prefeituras e organizações da sociedade civil. A companhia se organizou para a campanha do agasalho e por conta da COVID-19, foram doados 100 mil cobertores hospitalares novos.

Várias ações paralelas às campanhas de arrecadações são realizadas tais como de cadeiras de rodas, fraldas, ração para animais, sempre com o apoio às instituições sociais.

 

Érika Santana | Coordenadora do Programa de Voluntariado da Sabesp