Contribuições autorais das convidadas Andréa Wolffenbüttel e Sandra Helena Pedroso que trouxeram em perspectiva a doação de recursos financeiros como uma vertente de ação voluntária.

 

O artigo apresenta as contribuições autorais das duas convidadas da webinar: Destinação de imposto de renda, Andréa Wolffenbüttel, jornalista e consultora associada ao Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social IDIS, e Sandra Helena Pedroso, Vice-presidente do Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro e Conselheira Fiscal da Associação Brasileira de Captadores de Recursos, que trouxeram em perspectiva a doação de recursos financeiros como uma vertente de ação voluntária, uma prática amplificada exponencialmente no cenário pandêmico como última saída para uma nova realidade sem contato físico, e já reconhecida anteriormente pelo #cbve como prática integrante do conceito de voluntariado corporativo adotado e praticado pela sua #rede. 

Nesse cenário, o #cbve considerou oportuno #inspirar o voluntariado corporativo com experiências da #rede que potencializam a participação social na formulação e implementação de políticas públicas mediando arranjos sinérgicos que articulam empresas, instituições, poder público, comunidades e pessoas físicas, convergindo objetivos e recursos para gerar impacto real no custeio, na efetividade e no controle social das políticas públicas direcionadas às populações mais necessitadas.

Como conselho esperamos que este conteúdo sirva para te #inspirar a #colaborar cada vez mais com iniciativas que transformam para melhor, realidades sensíveis e complexas de milhões de seres humanos especialmente vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos.

 

Acesse o artigo clicando aqui

 

Nós somos o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE, uma #rede de empresas, institutos, fundações e confederações conectadas pelo voluntariado e pelo bem que ele promove.

 

O IDIS

O Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – IDIS – é uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) fundada em 1999 e pioneira no apoio técnico ao investidor social no Brasil. Seu foco é a criação e participação em ações sociais estratégicas e transformadoras da realidade para a redução das desigualdades sociais no país.

 

O SINDICONT-Rio

O Sindicato dos Contabilistas do Município do Rio de Janeiro – SINDICONT-Rio – nasceu em 1916 por meio da criação do Instituto Brasileiro de Contabilidade – IBC, atendendo a um antigo desejo da classe. Por força da legislação dos anos 30, o IBC passou à categoria de Sindicato, recebendo a carta sindical do Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio em 21 de abril de 1941.

 

A ABCR

Associação Brasileira de Captadores de Recursos – ABCR –  reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Realizam eventos, cursos, campanhas e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática

Quer saber mais, acesse: 

 

CIEDS

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS é uma organização social eleita, em 2021, a 2ª ONG mais relevante do Brasil e a 54º do mundo pelo prêmio TOP 500 NGOs, do NGO Advisor. Atualmente realiza a gestão, representação jurídica e apoia o CBVE coordenando sua Secretaria Executiva.