Iniciativa tem como objetivo disseminar a metodologia, que pode auxiliar gestores no aprimoramento de políticas e projetos sociais

Para disseminar a cultura de avaliação de impacto e retorno econômico junto aos mais diversos públicos, a Fundação Itaú Social lança uma publicação que apresenta métodos básicos e sofisticados dessa metodologia, que vem se mostrando um útil instrumento para aprimorar e reorientar políticas públicas e investimentos sociais privados.

A obra também aborda como calcular o retorno econômico para a sociedade de um projeto ou política pública e reúne artigos de especialistas renomados no setor, como o subsecretário da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE/PR), Ricardo Paes de Barros, o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e doutor pela Universidade Federal Fluminense Miguel Nathan Foguel, a Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia e professora assistente da Escola de Economia de São Paulo, FGV, Cristine Campos de Xavier Pinto, entre outros. A organização do livro é do coordenador do Centro de Politicas Públicas do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e PhD em Economia pela University College London, Naercio Menezes Filho.

A iniciativa faz parte do programa Avaliação Econômica de Projetos Sociais, que foi criado pela Fundação Itaú Social em parceria com a Área de Controles de Riscos e Financeiro do banco Itaú em 2004. O programa surgiu com o objetivo de trazer as competências da área econômica do banco para o campo social.

Os internautas interessados em acessar a publicação na íntegra podem visualizá-la no site  da Fundação Itaú Social (https://www.fundacaoitausocial.org.br/biblioteca/artigos-e-publicacoes/livro-avaliacao-economica-de-projetos-sociais.html)

Fonte: Fundação Itaú Social