A Fundação Telefônica abre um grande debate internacional sobre o futuro da educação no século XXI, com a realização do VII Encontro Internacional de Educação, entre maio de 2012 e outubro de 2013. Mais de 50 mil pessoas devem participar das atividades virtuais e também dos eventos presenciais, que serão realizados em diferentes cidades ibero-americanas: Buenos Aires, Santiago, Medellín, Lima, Cidade do México, Rio de Janeiro, Quito, Caracas e Madri, que será onde se concretizarão as conclusões do debate virtual.

Na quinta-feira, dia 31, entre 9h e 12h, a Fundação Telefônica|Vivo, sediada no Brasil, vai promover debate presencial com três especialistas: Luiz Algarra, designer de fluxos de conversação, com foco em inteligência colaborativa e consultor em ativação de redes sociais e aprendizagem informal; Luciano Maia Lemos, gerente de Soluções para Educação e Inclusão Digital do CPqD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento); e a professora Sonia Bertocchi, educadora há 35 anos e produtora de conteúdos para ambientes virtuais de aprendizagem.

O evento acontecerá no auditório da Telefônica|Vivo, em Pinheiros, logo após a transmissão (via streaming) da palestra de John Moravec, professor da University of Minnesota, que vai falar, a partir da Argentina, sobre “Relação entre educação, sociedade e trabalho”. O evento é aberto à participação do público. Inscrições podem ser feitas até 25 de maio, pelo e-mail eie@fundacaotelefonicabr.org. As vagas são limitadas.

Atividades pela Internet

Aproximadamente 18 mil pessoas, entre professores, famílias, gestores de escolas, estudantes e outros profissionais do mundo educativo já estão participando das atividades do Encontro Internacional na Internet, compostas por debates e oficinas, que acontecem no endereço www.encontro.educarede.org.br. Durante todo o evento, as reflexões estarão sendo lideradas por 300 especialistas internacionais, no decorrer de 500 horas de palestras, fóruns e experiências que serão publicadas no idioma de cada um deles.

Nove temas serão abordados, em períodos de dois meses: 1. Relações entre sociedade, educação e trabalho; 2.Tecnologia e qualidade educativa; 3. A educação integral na era digital: as emoções, os sentidos e os valores na educação; 4. O que e como ensinar e aprender na sociedade digital; 5. O papel do professor; 6. Como liderar as mudanças nos  centros educativos; 7. A família: sócio estratégico para a educação; 8. A educação permanente: a educação formal, informal e não formal; 9.Visão e tendências educativas de futuro.

Fonte: Fundação Telefônica|Vivo