O lixo eletrônico será  tema do debate que o VI Encontro Internacional EducaRede promove pela Internet nesta quarta-feira, dia 28, entre 19h e 20h. Com transmissão via streaming, o evento reunirá especialistas para discutir quais as possibilidades sustentáveis de destinação da tecnologia obsoleta, descartada por escolas, seus alunos e professores.

Um dos debatedores será Marcelo Braz, tecnólogo e educador comunitário, participante da rede Metareciclagem, que trabalha com apropriação da tecnologia para transformação social. Também participarão Maira Begalli, fundadora da Veredas, integrante da Metareciclagem e do Mutirão da Gambiarra, e Felipe Fonseca, pesquisador e articulador de projetos relacionados com produção colaborativa, mídia independente e software livre.

Educação Integral e Mobilidade

Nesta terça-feira, dia 27, às 19h, acontecerá outro debate via streaming, para discutir “Tendências para a educação integral”, um tema ligado à pauta do Plano Nacional da Educação 2011/2010. Participam do encontro Maria Estela Bergamin, pesquisadora e gerente de projetos do Centro de Estudo e Pesquisa em Educação (Cenpec) e Cleuza Repulho, Secretária de Educação de São Bernardo e presidente da Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.

Já na quinta-feira, dia 29, também às 19h, o encontro virtual promoverá mais um debate, ao vivo. Desta vez, o tema será “Desafios da Mobilidade”. O objetivo é discutir como inserir equipamentos como celular, laptops e tablets no cotidiano escolar de maneira proveitosa para o aprendizado. Participam a pesquisadora do webcurrículo da PUC-SP e editora do blog Webcurrículo, Renata Aquino, e o professor de educação física da Escola Estadual Paulina Rosa, em Hortolândia, Edson Nascimento dos Santos. Ele usa netbooks e a rede de internet sem fios com seus alunos frequentemente.

O Encontro Internacional EducaRede está acontecendo na Internet, com o objetivo de conectar docentes, líderes, redes, organizações educativas e administrações. A ideia é favorecer o relacionamento entre os envolvidos e a geração de conteúdos, a fim de garantir relevância aos temas que serão tratados no evento presencial, que acontecerá em Madri, entre 20 e 22 de outubro.

O encontro ocorre a cada dois anos, reunindo representantes de nove países ibero-americanos: Espanha, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, México e Brasil. Na pauta, estarão em discussão a inovação educativa aplicada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto na educação formal como na informal, sua integração às práticas da cultura digital e as visões e tendências na área.

Para assistir aos debates e participar basta acessar a rede do Encontro (em https://encontro2011.educarede.org.br) e preencher o cadastro.

Fonte: Fundação Telefônica