A Fundação Telefônica programou dois debates ao vivo sobre o papel do professor diante da inserção das tecnologias na educação, para encerrar a etapa virtual do Encontro Internacional EducaRede. Programado para acontecer na Internet durante os últimos dois meses, o evento dará lugar às atividades presenciais, entre os dias 20 e 22 de outubro, em Madri. Mais de 10.700 pessoas têm participado das atividades on-line do Encontro.

Nesta segunda-feira, dia 17, às 18h, será promovido o debate “Educação no Século XXI”, que pretende discutir a atuação do professor num cenário de inserção tecnológica, no qual se alteram os parâmetros educacionais. Especialistas discorrerão sobre que tipo de reflexão o professor deve ter e que tipo de questionamento cabe a ele instigar em seus alunos. Heloisa Collins, consultora da Fundação Vanzolini e ex-docente de pós-graduação da PUC-SP, e José Morán, doutor em Ciências da Comunicação pela USP e diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera, serão os debatedores.

Já na quarta-feira, dia 19, último dia do Encontro virtual, será realizado debate ao vivo, entre 18h e 19h, com o professor Nelson Pretto, coordenador do grupo de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias da Universidade Federal da Bahia. Sob o tema “Professor, autor?”, ele colocará em questão se o docente é autor ou não de suas atividades educacionais. E discorrerá sobre a importância de o professor ser também autor e o que falta para que ele se torne um.

O Encontro EducaRede on-line vem oferecendo uma grande programação de chats, vídeos-aula e videoconferências para professores, alunos, pais, organizações e redes educativas. Na pauta, estiveram em discussão a inovação educativa aplicada às Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), tanto na educação formal como na informal, sua integração às práticas da cultura digital e as visões e tendências na área. Para participar basta acessar a rede do evento (em https://encontro2011.educarede.org.br) e preencher o cadastro.

Já o Encontro Internacional EducaRede em sua etapa presencial reunirá representantes de nove países ibero-americanos: Espanha, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, México e Brasil. Entre as estrelas do evento, estão Ferran Adrià, considerado um dos melhores chefs do mundo e uma das dez pessoas mais inovadoras do planeta; Judith Harris, criadora de metodologia específica e de cursos sobre o uso de tecnologias educativas; George Siemens, autor da teoria de aprendizagem para a era digital conhecida como conectivismo; e Sugata Mitra, físico e pesquisador sobre redes neurais, atualmente envolvido com projeto que trata de demonstrar a facilidade inata de crianças na hora de desenvolver competências. Haverá transmissão on-line de atividades do evento.

Fonte: Fundação Telefônica