Os Institutos Natura e Ayrton Senna, a Fundação Telefônica Vivo e a Joy Street S.A anunciaram, hoje (27), na Campus Party Recife, parceria em torno de um projeto inovador que incorpora a games e redes sociais diversas estratégias educacionais eficazes.

Fruto de uma discussão que vem se desenvolvendo desde meados de 2011, a parceria une organizações com grande experiência na disseminação de políticas públicas voltadas à educação, com excelência na pesquisa, no desenvolvimento e na implementação de soluções educacionais em larga escala, e com conhecimento avançado na criação de tecnologias lúdicas voltadas à colaboração e ao aprendizado. As quatro juntam esforços para combater os problemas crônicos da educação brasileira, contribuindo para reduzir a taxa de abandono escolar e melhorar o desempenho dos alunos do ensino fundamental.

“Além de atuar sobre o aprendizado regular, estamos criando soluções que ajudam crianças e jovens a desenvolver competências para encarar o século 21, que exige mais capacidade de comunicação e colaboração, visão sistêmica e estratégica, e tantas outras”, explica Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna. “Não basta levar tecnologia à escola, é preciso saber usá-las com intencionalidade educativa, e é isso o que estamos fazendo.”

O projeto, que está na fase inicial, tem como norte promover o engajamento das crianças, jovens e educadores do ensino fundamental em práticas inovadoras de leitura, escrita e educação matemática, através do uso de rede social e jogos digitais.

“A ideia é colocar as crianças e os professores em interação nos mundos virtuais, promovendo aprendizagem com diálogo e diversão” afirma Luciano Meira, professor da Universidade Federal de Pernambuco e um dos consultores do projeto.

Os parceiros

Instituto Ayrton Senna – Fundado em 1994, o Instituto Ayrton Senna é uma organização sem fins lucrativos que pesquisa, desenvolve e implementa gratuitamente soluções para melhorar a qualidade da educação, em larga escala.

Instituto Natura – criado em 2010 a fim de expandir e fortalecer as iniciativas sociais da Natura existentes desde a década de 1990, o Instituto Natura promove projetos capazes de impactar positivamente a qualidade do ensino público no Brasil e na América Latina.

Fundação Telefônica Vivo – criada em 1999, a Fundação Telefônica Vivo estimula a educação e a aprendizagem por intermédio das tecnologias de informação e comunicação, visando a melhoria da qualidade educativa.

Joystreet S.A. – fundada em 2010, a Joy Street é uma empresa especializada em tecnologias educacionais lúdicas que desenvolveu as Olimpíadas de Jogos Digitais e Educação (OJE).

Fonte: Fundação Telefônica Vivo