A Fundação Telefônica Vivo implanta, a partir de quinta-feira (26), sua primeira experiência de voluntariado on-line no Sul do país. A ideia é obter subsídios para implementar um projeto em escala nacional em 2013, que beneficie em torno de 30 organizações não governamentais. Para a instituição, o voluntariado digital é uma tendência, na medida em que crescem as dificuldades de mobilidade urbana e as pessoas tornam-se cada vez mais conectadas.

Na etapa piloto, serão ofertadas 50 vagas para colaboradores do Grupo Telefônica das mais diferentes áreas de atuação. Os inscritos serão capacitados via e-learning e poderão utilizar distintas tecnologias para desenvolver atividades como tradução de textos, desenvolvimento de sites, conteúdos para blogs e redes sociais, desenvolvimento de planilhas inteligentes, consultoria jurídica e contábil e até participação de grupos de discussão virtuais para contribuir com projetos das ONGs beneficiadas.

O projeto, que tem consultoria do IVA – Instituto Voluntários em Ação, terá duração de cinco meses e beneficiará as seguintes organizações: Associação Beneficente Dikaion, de Piraquara, região metropolitana de Curitiba; Associação Pais e Amigos do Loteamento Loa Angeles, de São José, região metropolitana de Florianópolis e Instituto Pobres Servos da Divina Providência, de Porto Alegre. Ao final do período, o voluntário terá liberdade para continuar colaborando com as instituições.

Novo formato

Desenvolvido há sete anos, o programa de voluntariado da empresa passou por reformulação após a compra da Vivo pela Telefônica, no ano passado. Construída de forma colaborativa, a iniciativa envolve várias empresas do Grupo, como a própria Telefônica|Vivo, a TVA, a TGestiona, o portal Terra e a Atento, e terá ações por todo o país.

O modelo de governança foi alterado para permitir a expansão geográfica do programa, dando autonomia a comitês para o desenvolvimento de planos de ações locais. Outra novidade será o uso intensivo de tecnologias que caracterizam o novo voluntariado digital e que podem potencializar ações cidadãs para a sociedade.

No ano passado, o Dia dos Voluntários Telefônica – principal ação do programa – foi realizado em 12 cidades e contou com a participação de mais de três mil colaboradores. Neste projeto, tradicionalmente, os voluntários dedicam um dia trabalho para uma instituição social, dividindo-se entre reformas de instalações e recreação com as crianças beneficiadas.

Fonte: Fundação Telefônica Vivo