O Instituto C&A divulgou no fim de dezembro os vencedores da segunda edição do concurso Escola de Leitores, que integra o programa Prazer em Ler. Foram selecionados 24 projetos, entre 293 inscritos, desenvolvidos por escolas das redes municipais de Natal (RN), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP). As escolas vencedoras receberão três prêmios: R$ 12.000 para o desenvolvimento do seu projeto de leitura; formação e acompanhamento técnico entre março de 2012 e fevereiro de 2013 e uma viagem de intercâmbio à Colômbia para dois professores de cada escola premiada.

O concurso Escola de Leitores tem como objetivo fortalecer a mobilização de comunidades escolares para a implementação, aprimoramento e consolidação de projetos de promoção da leitura literária e de formação de leitores de literatura em redes municipais de ensino. Nesta edição, o Instituto C&A elegeu sete projetos de escolas do Rio de Janeiro e de São Paulo (redes municipais com mais de 500 unidades educativas) e cinco projetos de Porto Alegre e Natal (redes municipais com menos de 500 unidades educativas). Confira listagem no final do texto.

O processo de seleção das escolas envolveu diversos especialistas e foi realizado em quatro etapas: triagem inicial, triagem qualitativa, avaliação técnica e visitas técnicas. Entre os critérios de seleção estavam convergência com o propósito do concurso, coerência no orçamento, abordagem dos quatro eixos do programa Prazer em Ler (espaço, acervo, mediação e gestão) e histórico de promoção da leitura na escola.

A segunda edição do concurso acontece em parceria com as Secretarias Municipais de Educação das cidades participantes. O Instituto C&A também conta com o apoio de quatro organizações, que atuam como formadoras locais junto às escolas. São elas: o Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE), em Natal; a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), no Rio de Janeiro; o Centro de Estudos A Cor da Letra, em São Paulo; e o Cirandar – Centro de Integração de Redes Sociais e Culturas Locais, em Porto Alegre.

Já a primeira edição do concurso Escola de Leitores foi realizada entre 2009 e 2010 nas cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Natal (RN) e Paraty (RJ). Na ocasião, 22 escolas selecionadas receberam recursos financeiros e acompanhamento técnico para a implementação de seus projetos de leitura. Além disso, 41 professores realizaram um intercâmbio para a Colômbia em agosto de 2010.

O programa Prazer em Ler do Instituto C&A visa promover a formação de leitores e desenvolver o gosto pela leitura, por meio de ações continuadas e sustentáveis e de articulações com distintos agentes envolvidos com a leitura no Brasil.

Mais informações no site: www.institutocea.org.br

Confira as escolas vencedoras:

Natal (RN)

EM Estudante Emmanuel Bezerra
Projeto EMEEB: Descobrindo os encantos da leitura.
EM Professor Amadeu Araújo
Projeto Estação da Leitura.
EM Celestino Pimentel
Projeto Leitores e livros em movimento.
EM Santos Reis
Projeto Mergulho Literário.
EM Jornalista Erivan França
Projeto Vivenciando a leitura na escola, para a vida.

Porto Alegre (RS)

CMET Paulo Freire
Projeto CMET PAULO FREIRE Saboreando os clássicos.
EMEF José Mariano Beck
Projeto Contar e encantar: uma viagem pela literatura.
EMEF Pepita de Leão
Projeto Ler e gostar, é só começar!
EMEI Valneri Antunes
Projeto Pipoletras.
EMEF Senador Alberto Pasqualini
Projeto Sarau poético-literário do Pasqualini.

Rio de Janeiro (RJ)

EM Maranhão
Projeto Caravana de Leitores.
EM Rivadávia Corrêa – Projeto Ginásio Experimental Carioca
Projeto Central de Leitores.
EM Barão da Taquara
Projeto Leitura em Cena.
CIEP Oswald de Andrade
Projeto Muito prazer, eu sou leitor.
EM Princesa Isabel – Projeto Ginásio Experimental Carioca
Projeto Quarteirão de Leitores.
EM Rio Grande do Norte
Projeto Viagem ao Mundo da Leitura.
CIEP Armindo Marcílio Doutel de Andrade
Projeto Voando Alto nas Asas da Leitura.

São Paulo (SP)

EMEF Dilermando Dias dos Santos
Projeto Amigo Leitor
EMEF Pedro Geraldo Schunck
Projeto Bairro de Leitores
CEI Marília de Dirceu
Projeto Despertando Leitores no CEI e na Família
CEI Vereador Rubens Granja
Projeto Histórias daqui e dali
EMEI Jardim Novo Parelheiros I
Projeto Lá Vem História
EMEF Bernardo O’Higgins

Projeto Leitura na escola: ponto de encontro
EMEF Professor Luiz Roberto Mega
Projeto Mega Leitores

Fonte: Instituto C&A