Evento “Educação e Participação Social – Conquistas e Desafios” debaterá a educação de crianças e adolescentes no Brasil e conta com a participação de Milton Hatoum, Eduardo Valladares, Viviane Mosé e Tião Rocha

Para marcar os seus 20 anos de atuação, celebrados no último 5 de agosto, o Instituto C&A promoverá entre os dias 8 e 10 de novembro o encontro “Educação e Participação Social – Conquistas e Desafios”. O evento, que ocorre em Atibaia (SP), tem como objetivo fazer um balanço das últimas duas décadas da área da educação de crianças e adolescentes no Brasil e ainda refletir sobre os desafios do futuro.

“Desde a nossa fundação, em 1991, temos como desafio assegurar que toda criança tenha direito a uma educação de qualidade, ou seja, todas elas tem direito a uma escola equitativa, plural e acolhedora”, conta o presidente do Instituto C&A, Paulo Castro.

Participarão do evento cerca de 300 convidados, entre parceiros atuais e tradicionais do Instituto C&A, voluntários da organização, lideranças da C&A e defensores da causa da educação de crianças e adolescentes. Durante os três dias, eles formarão grupos de aprendizado e serão convidados a debater temas relacionados às suas áreas de experiência. Os temas escolhidos para pautar os grupos de discussão são: “Que educação queremos? Que sociedade almejamos?”; “Educação – Novos jeitos para velhas questões”; “Construção/incidência em políticas públicas de educação”; “O desafio da intersetorialidade”; e “Gestão democrática: os lugares do controle social”.

Conferências com palestrantes reconhecidos internacionalmente também fazem parte da programação. A abertura do encontro será realizada pelo renomado escritor Milton Hatoum. Vencedor de diversos prêmios literários dentro e fora do Brasil, ele contará ao público sua experiência na descoberta da literatura. Já no dia 9, participará o conferencista Eduardo Valladares, mestre e doutor em história social pela USP (Universidade de São Paulo) e pós-doutorando em história pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

No dia 10 tomará parte a psicóloga e psicanalista Viviane Mosé. Mestre e doutora em filosofia pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Viviane também é escritora de poesias. Atualmente, ela apresenta o programa Liberdade de Expressão na Rádio CBN com os jornalistas Carlos Heitor Cony e Artur Xexéu. Tião Rocha conduzirá a conferência de encerramento. Rocha é mestre em antropologia cultural pela Universidade de Brasília (UnB) e em cultura popular e folclore pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Rocha é presidente e fundador do Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD).

“O encontro é uma oportunidade de refletirmos de forma coletiva sobre as conquistas dessa caminhada de 20 anos e os desafios que temos pela frente”, afirma Paulo Castro. “Desde o início do Instituto C&A, temos a crença de que o enfrentamento das questões sociais só é possível em conjunto, a partir da junção de esforços. Assim, nesse momento de comemoração, pensar o que já foi feito e os desafios para o futuro deve ser algo feito com todos os parceiros”, reforça.

A organização do evento tem o suporte técnico do Centro de Estratégias para Organizações Sociais (Ceos), de São Paulo (SP).

Agenda
“Encontro Educação e Participação Social: Conquistas e Desafios” – 20 anos Instituto C&A
Participação: apenas para convidados
Local: Hotel Tauã (Rodovia Dom Pedro I, km 86) – Atibaia, São Paulo.
Data: 08 a 10 de novembro de 2011

Fonte: Instituto C&A