Premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar ações desenvolvidas pelos voluntários da C&A

Os vencedores da edição 2011 do Prêmio Voluntários do Instituto C&A foram anunciados nesta última terça-feira (25) durante o Encontro Nacional de Voluntários, promovido pelo Instituto C&A. O objetivo do concurso é valorizar e reconhecer publicamente as experiências dos grupos voluntários que se destacaram em todo o Brasil, dando visibilidade às boas práticas e a experiências que podem inspirar outras equipes. A premiação destacou o trabalho dos voluntários da C&A em seis categorias: Bazar, Inovação, Literatrupe, Mobilização Interna, Cartografia, e Comitês.

As categorias Bazar e Mobilização Interna tiveram dois ganhadores hors-concours: os voluntários do Escritório Central, em Barueri (SP), e do Centro de Distribuição da C&A no Rio de Janeiro (RJ).

Os campeões na categoria Inovação foram os voluntários do Instituto C&A vinculados à loja PSV da C&A, localizada no Porto Velho Shopping, em Porto Velho (RO), que criaram a TV União 2.0, uma emissora feita por voluntários para os voluntários, com entrevistas, reportagens, entre outros.  Já na categoria Literatrupe, os ganhadores foram os voluntários de Campinas (SP), das lojas CAC (loja de rua), CPK (Shopping Parque Dom Pedro), e CAS (Shopping Iguatemi Campinas). Eles desenvolvem ações junto a Creche Menino Jesus de Praga.

Na categoria Bazar, todas as lojas de Salvador foram ganhadoras, com a ação de mobilização em prol da arrecadação de fundos para a construção da Biblioteca Comunitária “Sete de Abril”. Em Mobilização Interna o destaque foi para os voluntários da loja CBC (loja de rua), de Curitiba (PR), que promoveram ao longo do último ano um intenso conjunto de atividades com o objetivo de engajar os voluntários da loja de Curitiba. Como destaque temos o Museu do Instituto C&A que foi montado, no início de 2011, em uma sala do espaço administrativo da loja com fotos e objetos que marcaram os últimos 20 anos de história do programa Voluntariado do Instituto C&A.

Já os ganhadores da categoria Cartografia vieram de Feira de Santana (BA), das lojas FEC (loja de rua) e FEI (Shopping Iguatemi Feira de Santana). Eles apresentaram um mapeamento detalhado sobre a comunidade em que está localizada a instituição “Creche Tia Neide”, além de criarem um banco de dados que busca fazer um cruzamento entre as necessidades da instituição e os talentos de voluntários da loja e outros membros da comunidade.

O Prêmio Voluntários do Instituto C&A da categoria Comitês foi para a regional NE1 (Nordeste), que engloba todas as lojas de Salvador (BA), Feira de Santana (BA), Maceió (AL), Itabuna (BA) e Aracajú (SE).

Durante as etapas de seleção foram levados em consideração critérios como planejamento, realização e registro das ações voluntárias, utilização da ferramenta “oportunidades on-line” disponível na página das ações voluntárias do Instituto C&A, os resultados das ações desenvolvidas e a clareza do grupo sobre o propósito e princípios dos voluntários do Instituto C&A. Todos os ganhadores receberam um troféu e terão a oportunidade de fazer um intercâmbio para conhecer outra experiência vencedora no Brasil. Já os ganhadores da categoria Literatrupe, também, receberam um prêmio de R$3.000,00 para ser investido junto à organização parceira.

Fonte: Instituto C&A