Encontro Nacional de Voluntários 2011 promoverá a integração e a troca de experiências entre os associados voluntários das lojas C&A; na ocasião serão conhecidos os vencedores do Prêmio Voluntários Instituto C&A

Nos dias 24 e 25 de outubro ocorre em Mogi das Cruzes, interior de São Paulo, o Encontro Nacional de Voluntários 2011 do Instituto C&A. Realizado desde 1995, o tradicional evento promove a integração, celebração e a troca de experiências entre os associados voluntários das lojas C&A, com o objetivo de fortalecer ainda mais as ações sociais da organização e de seus associados em todo país.

Durante o Encontro, onde serão destacados temas como os 20 anos do Instituto C&A e do programa Voluntariado e, também, a Década do Voluntário,  mais de 500 associados voluntários e gerentes representantes dos comitês articuladores do programa Voluntariado do Instituto C&A participarão de oficinas formativas e workshops que enfocarão temas da educação infantil.

Além disso, as melhores experiências de participação social no Brasil, com foco em educação, conduzidas pelos mais de 4,6 mil voluntários no país, serão reconhecidas e premiadas em seis categorias: Bazar, Inovação, Literatrupe, Mobilização Interna, Cartografia, e Comitê.

Foram selecionadas 36 lojas finalistas, de diversas cidades, como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Curitiba (PR), Brasília (DF), Manaus (AM), Feira de Santana (BA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN) e São Paulo (SP). Todos os ganhadores receberão um Certificado de Finalista e verba para a realização de programa cultural.

Os vencedores das categorias Inovação, Cartografia e Mobilização Interna receberão um troféu e um intercâmbio entre unidades com experiências inovadoras. E o ganhador da categoria Literatrupe receberá ainda um prêmio de R$3.000,00 para ser investido junto à organização parceira.

O programa

O programa Voluntariado nasceu junto com o próprio Instituto C&A, em 1991, e tem o objetivo de promover e qualificar a ação voluntária de associados da C&A nas comunidades em que a empresa atua. Atualmente, mais de 4,6 mil associados participam do programa por meio do projeto Literatrupe com atividades lúdicas que envolvem mediação da leitura, brincadeiras e brinquedos tradicionais com crianças de 0 a 5 anos, em organizações de educação infantil.

As atividades do programa Voluntariado ocorrem durante o horário de trabalho. Desta forma, o funcionário tem a oportunidade de dedicar parte do seu tempo de trabalho a uma ação social. As organizações participantes do programa são escolhidas pelos próprios voluntários, que as identificam por meio de uma metodologia de mapeamento dos ativos da comunidade chamada Cartografia. No plano interno, os voluntários desenvolvem ações de formação e mobilização, organizando o seu trabalho por meio de comitês. Sua rede de relacionamento é alimentada pelo Portal dos Voluntários (voluntarios.institutocea.org.br), dedicada a conectar todo o voluntariado da empresa.

Para realizar as atividades nas instituições de educação infantil, o programa Voluntariado oferece aos funcionários um programa de formação, que inclui encontros com o corpo técnico do Instituto C&A, oficinas pedagógicas, atuação supervisionada em projetos e material de apoio.  Um novo grupo de voluntários do Instituto C&A é formado logo depois que uma loja da rede é inaugurada. Assim, a organização está presente em todos os locais onde a C&A possui unidade.

O programa Voluntariado foi selecionado como uma das melhores práticas do Brasil pela pesquisa Perfil do Voluntariado Empresarial, realizada pela ONG RioVoluntário, de novembro de 2006 a fevereiro de 2007 e foi convidado a apresentar sua experiência na 21ª Conferência Mundial de Voluntariado, que aconteceu em Cingapura em janeiro deste ano.

Fonte: Instituto C&A