O Grupo Camargo Corrêa realiza no dia 26 de agosto a quarta edição do Dia do Bem- Fazer. O evento acontece dois dias antes do Dia Nacional do Voluntariado, celebrado no dia 28, e vai reunir 14 mil voluntários em locais onde o Grupo Camargo Corrêa possui alguma unidade de negócios, no Brasil e em outros nove países.

A edição deste ano consolida o Dia do Bem-Fazer como um dos principais eventos de voluntariado corporativo do Brasil. Ao todo, serão 200 ações beneficiando o mesmo número de entidades. As atividades serão realizadas por profissionais das empresas do Grupo e de outros 768 parceiros, entre empresas convidadas e entidades governamentais e não governamentais. Também estão entre os voluntários amigos e familiares dos profissionais e outras pessoas das comunidades beneficiadas.

O Dia do Bem-Fazer integra o programa Ideal Voluntário, do Instituto Camargo Corrêa, cujo objetivo é criar oportunidades para que os profissionais do Grupo Camargo Corrêa contribuam para o desenvolvimento comunitário através do trabalho voluntário. A ideia é que os voluntários realizem ações o ano inteiro. O Dia do Bem-Fazer é uma estratégia para fortalecer esse engajamento. O planejamento e a preparação das atividades duram cerca de quatro meses. Em 2012, O investimento total no evento é de R$ 800 mil.

Ações

No Dia do Bem-Fazer serão realizadas ações como reformas em escolas, asilos e creches, atividades com crianças e idosos, oferecimento de serviços como orientação jurídica, palestras sobre saúde, emissão de certidões, doação de alimentos e materiais entre outras. “A ideia é envolver a comunidade toda, desenvolver parcerias com poder público e ONGs, mobilizar pessoas e recursos, empresas com ou sem relação comercial com o Grupo Camargo Corrêa”, diz o diretor executivo do Instituto Camargo Corrêa, Francisco Azevedo.

Entre as atividades que serão realizadas no Dia do Bem-Fazer, está a ação Aprendendo a Escutar, em que um grupo de profissionais da construtora Camargo Corrêa vai realizar atividades de recreação e integração com crianças com deficiência auditiva e seus familiares, na Associação dos Professores, Pais e Amigos da Derdic (Divisão de Educação e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação – PUC/SP), em São Paulo. Além dessa atividade, as voluntárias vêm trabalhando na ampliação da área da biblioteca técnica, com a readequação das áreas do acervo infanto-juvenil e brinquedoteca.

Já a ação Voando na Imaginação, realizada por profissionais da Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) em São Paulo, vai levar arte para as crianças e jovens atendidos pela ONG Vivendo com arte. Serão realizadas oficinas de teatro, dança, pintura, músicas e brincadeiras ao ar livre.

Em Santo Antônio, Rio Grande Norte, funcionários da Alpargatas vão realizar a ação A mudança começa na Escola, na Escola Municipal Epaminondas Mendes de Oliveira, com reforma, construção, compra de eletrodomésticos e móveis e dia de lazer para a comunidade.

Em Minas Gerais, as pequenas cidades de Sem Peixe e Santo Antônio do Rio Abaixo, onde a construtora Camargo Corrêa lidera a obra do Mineroduto Minas Rio, o Dia do Bem Fazer vai levar a Magia do Circo para as crianças desses locais, com apresentações de teatro, oficina de malabares, acrobacia de solo e outras atividades.

Em Ijaci, também Minas Gerais, profissionais da InterCement vão desenvolver tarefas como rua de lazer e reforma de quadras para prática de esportes.

Parcerias

Um bom exemplo de parceria no Dia do Bem-Fazer será a atividade desenvolvida pela Promon Engenharia, empresa que não faz parte do Grupo, mas é parceira na obra de ampliação e reforma da Refinaria Presidente Getúlio Vargas, da Petrobrás, em Araucária, no Paraná (Repar). Os funcionários dessa empresa organizaram uma cãominhada para este dia. O evento, que também tem a parceria da Prefeitura de São Paulo, vai reunir passeadores em duas etapas. Na primeira etapa, participam animais tratados e prontos para a adoção. Na segunda etapa participam passeadores com conhecimentos sobre animais e cães que ainda estão em processo de reabilitação.

Flávio Seixas, coordenador do programa Ideal Voluntário, destaca o trabalho dos parceiros do Grupo Camargo Corrêa que vem sendo desenvolvido. “Esta edição marca, ainda, uma grande mudança de conceito ao convidar clientes, fornecedores e empresas do mercado para que adotem também o Dia do Bem-Fazer como uma causa de voluntariado em suas empresas, nas localidades onde estão presentes”, diz.

Sobre o Dia do Bem-Fazer

O Dia do Bem-Fazer acontece no terceiro domingo do mês de agosto desde 2009. O objetivo é estimular e apoiar os profissionais das empresas do Grupo Camargo Corrêa na realização de ações voluntárias em prol das comunidades onde atuam, além de promover e divulgar a cultura do voluntariado. A 3ª edição, em 2011, mobilizou 11 mil voluntários em 135 ações comunitárias em todo Brasil.

Em 2012, participam as seguintes empresas: Alpargatas, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), Camargo Corrêa S. A., InterCement, Centro de Soluções Compartilhadas (CSC), construtora Camargo Corrêa, HM Engenharia, Malta Vigilância e Segurança, Morro Vermelho Táxi Aéreo, Tavex Corporation, CCR Via Oeste, CPFL Energia, Estaleiro Atlântico Sul, SAO Parking, Baesa, Energética Barra Grande S/A, Maesa, Consórcio Machadinho, Machadinho Energética S/A, CCR AutoBAn, Promon Engenharia, General Eletric e Makro Engenharia. São parceiros estratégicos o Instituto Alpargatas e a Fundación Loma Negra.

Fonte: Instituto Camargo Corrêa