O Instituto InterCement é responsável por definir as diretrizes estratégicas do investimento social privado nas empresas da InterCement. Como estratégia para a implementação, foram definidas três instâncias de participação: CIVICOs (Comitê de Incentivo ao Voluntariado e Interação com a Comunidade), GAIVs (Grupo de Ação Ideal Voluntário) – estruturas organizacionais para promover e organizar o voluntariado; e os CDCs (Comitê de Desenvolvimento Comunitário), grupo intersetorial, formado por representantes locais, para avaliar e promover ações que respondam alguma demanda local e contribuam para para o desenvolvimento comunitário.

Para avaliar o legado histórico do programa de voluntariado, lições aprendidas, impacto nos voluntários, nas comunidades e na empresa, e vislumbrar oportunidades e desafios, o Instituto InterCement realizou um estudo conduzido pela pesquisadora Frances Hansford, especializada em auxiliar organizações a coletar e usar evidências para melhorar seus programas e estender seu impacto, que teve como base a pesquisa feita com mais de 1.500 profissionais da empresa.

Foi possível identificar, entre outras coisas, os fatores que permitem ao programa de voluntariado da InterCement mobilizar um grande número de voluntários e alcançar benefícios e impactos transformacionais nos profissionais e nas comunidades. Entre os chamados fatores de sucesso, estão:

– suporte qualificado de uma equipe dedicada de profissionais do terceiro setor;

– liberdade dada aos voluntários para selecionar projetos e;

– abordagem estruturada do voluntariado, incluindo o fornecimento de metodologia e ferramentas testadas e comprovadas.

Identificou-se que 37% dos profissionais são atualmente voluntários e 32% já foram no passado; e 90% dos respondentes afirmaram que houve melhora na autoestima e 75% relataram que sentiram benefícios na saúde mental. O programa de voluntariado também havia ajudado a melhorar a motivação (80%) e a produtividade (68%). Para saber mais sobre o estudo “O Impacto e o Valor do Voluntariado Corporativo – Aprendendo com o Programa de Voluntariado da InterCement”, acesse aqui.