A Itaipu Binacional sediou, na sexta-feira (22), no Ecomuseu, em Foz do Iguaçu, a última reunião do ano do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) – uma rede de empresas, instituições e fundações que desenvolvem programas de voluntariado empresarial.

Segundo a coordenadora do Programa Força Voluntária, Lilian Paparella, que é vice-presidente do CBVE e representa Itaipu no grupo, o conselho se reúne bimestralmente e esta foi a segunda vez que o encontro foi realizado na binacional. A primeira foi em março do ano passado.

De acordo com Lilian, o grupo fez uma avaliação das atividades realizadas neste ano e discutiu o planejamento das ações de 2014 – quando será realizada a conferência mundial do voluntariado empresarial, em setembro, na Austrália. “Para o ano que vem, também vamos manter o seminário anual do CBVE e lançar pelo menos duas publicações: uma pesquisa do voluntariado empresarial no Brasil e um trabalho sobre competências organizacionais”, antecipou.

Entre as ações que tiveram destaque em 2013, Lilian cita as participações de Itaipu na sexta edição do Seminário Anual do CBVE, no começo de novembro, em São Paulo, e na Conferência Regional Latino-Americana do International Association for Volunteer Effort (IAVE), em outubro, em Guayaquil (Equador).

Em Guayaquil, Itaipu apresentou um sistema inédito para monitorar e autoavaliar ações de voluntariado empresarial. O projeto foi desenvolvido pela coordenação do Programa Força Voluntária, em parceria com o Instituto Creditar. Em 2014, o trabalho deverá ser apresentado por Lilian Paparella em uma série de webnários (palestras pela internet).

Fonte: JIE