Cerca de 30 mil colaboradores desenvolverão trabalhos voluntários em
países onde a empresa está presente

Entre os dias 3 e 8 de outubro, voluntários da Kraft Foods em todo o mundo realizarão diversas ações solidárias durante a Semana Deliciosa e Diferente. Serão mais de 60 países envolvidos e cerca de 30 mil colaboradores dedicando parte do seu dia de trabalho para realizar voluntariado e responsabilidade social. Em 2010, foram aproximadamente 154 mil horas de atividades em todo o planeta e, este ano, a meta é superar 200 mil horas.

No Brasil, mais de 2.500 voluntários da Kraft Foods farão uma pausa para ajudar em escolas e instituições ao longo da semana, com trabalhos nas áreas de combate à fome, promoção de hábitos saudáveis e apoio a comunidades locais, fazendo a diferença na vida de mais de 50 mil pessoas pelo País. Serão mais de 11 mil horas de voluntariado e 93 atividades programadas.

“O Brasil é um dos principais mercados internacionais da Kraft Foods e as atividades que fazemos aqui na Semana Global de Voluntariado têm tido repercussão mundial. Fomos o primeiro País a programar ações para todos os dias da semana, em todos os 23 Estados onde há colegas da Kraft”, afirma Fábio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos da Kraft Foods Brasil. “Em todo o Brasil teremos colegas de diferentes àreas e funções unidos para transformar e proporcionar momentos deliciosos às pessoas”, declara Acerbi.

Foco em Educação e Hábitos Saudáveis

Para 2011, os voluntários estão planejando uma grande novidade para as crianças. Serão quatro “Fábricas dos Sonhos” dedicadas à montagem de brinquedos pedagógicos com madeira de reflorestamento. Toda a produção será doada para comunidades carentes nas localidades onde a Kraft Foods possui operações.

Em São Paulo, haverá ainda uma edição especial do Ação Saudável, desenvolvido pela empresa em parceria com o INMED Brasil. O programa já beneficiou 120 mil crianças de 432 escolas públicas em São Paulo, Paraná e Pernambuco com pesquisa e avaliação do estado de saúde dos alunos por meio de exames e diagnóstico, tratamento de parasitas e anemia, educação participativa sanitária e nutricional. Dentre as ações nas escolas estão a capacitação de professores e merendeiras para mudança de hábitos alimentares e comportamentais, criação de hortas escolares e desenvolvimento de técnicas de reciclagem e limpeza urbana visando combater a contaminação da água e do solo.

Outra novidade é o “Projeto Horta na Fábrica”, que iniciará a montagem de hortas externas em áreas próximas às unidades fabris. Os alimentos produzidos serão doados a instituições apoiadas pela companhia, e a manutenção será realizada pelos voluntários da empresa. As hortas serão criadas com apoio técnico de um especialista.

Atividades Espalhadas pelo Brasil

No Estado de São Paulo, cerca de 500 voluntários realizarão atividades pedagógicas, culturais, esportivas, de lazer, trabalhos de pintura e manutenção de instalações e campanha de arrecadação de alimentos. Colaboradores voluntários realizarão um dia inteiro de atividades com as crianças atendidas pelo Centro Educacional Dom Orione (CEDO), na comunidade de Nossa Senhora de Achiropita, no bairro do Bixiga, incluindo oficinas educativas e esportivas com crianças do projeto Bate Bola, que incentiva a prática de esportes e hábitos saudáveis.

Em Piracicaba (SP) serão visitados locais como Lar Betel e União de Apoio aos Portadores de Câncer. Em Bauru (SP) serão realizadas atividades esportivas e de lazer, para as crianças da ONG Caná, Irmã Adelaide e também com os idosos do Lar Vicentinos.

Na cidade de Curitiba (PR), serão realizadas oficinas pedagógicas e culturais com crianças, serviços de manutenção, limpeza, separação e embalagem de alimentos, jardinagem, atividades de lazer, separação e preparação de materiais para procedimentos hospitalares. As instituições envolvidas são Asilo Socorro aos Necessitados, AFECE -Associação Franciscana de Educação ao Cidadão Especial, Sesc Mesa Brasil e Hospital das Clínicas. Já em Recife (PE), a Casa de Amparo Social Herbert de Souza receberá uma tarde de cinema e visita à exposição Uma Casa, Mil Olhares, do programa Vida Sustentável patrocinada pela Kraft, e outras atividades de lazer no Espaço da Criança e no Asilo Cristo Redentor. Em Cabo de Santo Agostinho, os voluntários construirão casas para as raspadeiras de mandioca da comunidade de Feira Nova. O Lar Espírita Francisco de Assis, de Vitória de Santo Antão (PE), receberá também a visita dos voluntários, que realizarão atividades de lazer com os idosos.

A Kraft Foods Brasil tem grupos permanentes de voluntários que, ao longo do ano todo, em diversas localidades, realizam atividades e eventos regulares com entidades escolhidas pelos próprios grupos. “A Semana Deliciosa e Diferente é um grande momento de celebração do voluntariado, prestigiando aqueles que já se dedicam a essa causa e tocando o coração de mais pessoas que têm a oportunidade de uma primeira experiência”, conclui Acerbi.

Fonte: Kraft Foods