Metodologia desenvolvida pelo Programa Mentoria, da Confederação Nacional da Indústria – CNI, inspirou planos de ação de desenvolvimento do voluntariado interno

Fruto de case apresentado pela CNI no 4º encontro Prata da Casa 2018, o artigo apresenta soluções para os desafios de implementação de programas de voluntariado empresarial, focado principalmente no engajamento de funcionários internos e desenvolvimento de talentos. A partir das trocas com os participantes do encontro Prata da Casa, o Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE construiu os planos de ação apresentados na publicação.

O Programa Mentoria construiu processos de colaboração entre dois programas internos da CNI, Jovem Aprendiz e Voluntariado. Foram 28 voluntários que se envolveram ao longo de três meses, fornecendo mentoria para 25 jovens aprendizes que realizaram trilhas de aprendizagem com competências e habilidades focadas no mercado de trabalho, potencializando assim sua formação e ampliando possibilidades de empregabilidade. 

 

Para acessar clique aqui.

 

O Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial – CBVE reúne empresas, confederações, institutos e fundações empresariais para a promoção e desenvolvimento do voluntariado empresarial. 

A Confederação Nacional da Indústria – CNI administra o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Social da Indústria (SESI) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Juntas, federações estaduais e sindicatos patronais da indústria formam o Sistema Indústria, uma rede nacional de caráter privado responsável por iniciativas de apoio ao setor industrial brasileiro. 

O Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável – CIEDS é uma organização social eleita, em 2019, a 3ª ONG mais relevante do Brasil e a 63º do mundo pelo prêmio TOP 500 NGOs, do NGO Advisor. Atualmente realiza a gestão e apoio ao CBVE por meio de sua Secretaria Executiva. 

Para mais informações:

Carolina Müller

carolinamuller.rj@cieds.org.br