Criado na França há treze anos, O Dia Mundial Sem Carro é um movimento que ganha cada vez mais força entre as pessoas de todo o mundo. Em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro, o MetrôRio fará ações especiais para conscientizar as pessoas sobre a importância do uso dos transportes alternativos não-poluentes, como o metrô e a bicicleta.

Uma das ações de grande impacto é a distribuição de folhas de árvores secas, que serão colocadas nos para-brisas de alguns carros pela cidade. Veja como será a ação:

Folhas serão espalhadas em carros estacionados pela cidade

Ao chegar no carro, o motorista encontrará a folha com a mensagem de conscientização

Também em homenagem à causa, até o final do mês uma composição vai circular adesivada com imagem de automóveis, representando o número de carros a menos com o uso do transporte público. Para se ter uma ideia, cada trem equivale a  1.200 carros a menos nas ruas. Confira as fotos.

Além disso, no dia 22/09, o MetrôRio inaugurará mais três bicicletários gratuitos à população nas Estações São Francisco Xavier, Vicente de Carvalho e Catete. Além destes três novos, já existem bicicletários em mais oito Estações: Cantagalo, Colégio, Estácio, Inhaúma, Ipanema/ General Osório, Irajá, Pavuna e Triagem, disponibilizando cerca de 200 vagas. O bicicletário pode ser utilizado no horário de funcionamento do MetrôRio: das 5h à meia-noite, de segunda a sábado, e das 7h às 23h, aos domingos e feriados. Nos fins de semana e feriados, o embarque de bicicletas é permitido no último carro de cada trem aos sábados, domingos e feriados, sem restrição de horário.

Que tal contribuir para um mundo mais consciente e sustentável? Deixa o carro em casa e vá de metrô! A natureza agradece.

Fonte: Metrô-Rio