No Brasil, cerca de 14,4 milhões de pessoas com dois anos ou mais vivem com algum tipo de deficiência, segundo dados do IBGE (2022). Isso representa aproximadamente 7,3% da população. Quando essa condição se soma à pobreza extrema, o cenário se torna ainda mais crítico: barreiras físicas, sociais e econômicas se multiplicam, dificultando o acesso à saúde, educação, trabalho e participação social. Essa combinação gera um ciclo de exclusão difícil de romper.
Compreendemos que superar a pobreza extrema e promover inclusão exige compromisso de todos setor privado, poder público e sociedade civil. É neste contexto que surge a campanha Incluir Juntos, uma iniciativa da Rede Voluntária Vale que une solidariedade e inclusão para promover mais autonomia e qualidade de vida a pessoas com deficiência em situação de pobreza extrema.
Nosso propósito é mobilizar não apenas os empregados da Vale, mas toda a sociedade em torno desta causa. Por meio da arrecadação de recursos para a compra de equipamentos assistivos, como cadeiras de rodas, muletas, andadores, óculos e aparelhos auditivos, a campanha beneficiará centenas de pessoas com deficiência participantes do programa Juntos Contra a Pobreza, articulado pela Vale e composta por mais de 30 parceiros, entre empresas e organizações sociais, que visa apoiar a saída de 500 mil pessoas da extrema pobreza.
“Pessoas com deficiência enfrentam diversas barreiras que dificultam seu acesso à saúde, educação, trabalho e participação social. Quando somada à pobreza, essa realidade se torna ainda mais desafiadora, limitando o acesso a serviços especializados, tecnologias assistivas, transporte e ambientes inclusivos. A campanha Incluir Juntos nasceu desse contexto, mobilizando toda a sociedade em prol desta causa. Quando empresas e pessoas se unem, criamos um movimento coletivo capaz de transformar realidades”.
– Flavia Constant, diretora de Investimento Social Privado da Vale.