• compartilhar

Voluntariado construído a partir da cooperação | Instituto Sicoob

Notícia
29 janeiro 2026
Voluntariado construído a partir da cooperação | Instituto Sicoob

O voluntariado empresarial tem se mostrado um caminho relevante para aproximar organizações e comunidades, ampliando o compromisso social para além das fronteiras institucionais. Em contextos cada vez mais diversos, atuar de forma responsável exige mais do que boa intenção: exige escuta, articulação e a capacidade de conectar pessoas, valores e realidades distintas. É a partir dessa premissa que o Sicoob estrutura sua iniciativa de voluntáriado empresarial, por meio do programa Voluntário Transformador, gerido pelo Instituto Sicoob, e buscando coerência entre propósito, prática e território.

O voluntariado e o cooperativismo, modelo socioeconômico no qual o Sicoob está inserido, compartilham uma mesma essência: o compromisso com o outro. Não por acaso, a ONU – Organização das Nações Unidas reconhece o papel essencial do cooperativismo ao conclamar, a cada dez anos, o Ano Internacional das Cooperativas, destacando sua contribuição para o desenvolvimento econômico e social inclusivo e aliado permanente da agenda global de sustentabilidade.

Da mesma forma, o Ano Internacional do Voluntariado, também estipulado pela ONU para 2026, reforça a relevância da participação cidadã como força transformadora. Essa conexão é intrínseca ao próprio modelo cooperativista, fazendo com que as cooperativas, e as pessoas que nela atuam, se desenvolvam orientados pela colaboração, pela responsabilidade social e pelo compromisso com as comunidades onde estão inseridas. Esse alinhamento de valores traduziu-se em engajamento concreto, com 16.791 profissionais do Sicoob registrados como voluntários, em 2025.

No cooperativismo financeiro, o modelo de negócios é centrado nas pessoas e orientado para o desenvolvimento sustentável dos territórios, e não apenas para a geração de resultados econômicos. Os cooperados são, ao mesmo tempo, donos e usuários dos produtos e serviços, participando das decisões e compartilhando os benefícios gerados. Essa lógica fortalece vínculos de pertencimento, corresponsabilidade e compromisso com o bem comum, valores que encontram no voluntariado uma de suas expressões mais concretas. Inserido nesse modelo, o Sicoob se destaca como uma das maiores instituições financeiras cooperativas do país, com presença em todos os estados brasileiros, mais de 9 milhões de cooperados e uma atuação fortemente conectada às realidades locais. Essa capilaridade e proximidade com as comunidades criam um ambiente propício para o engajamento voluntário, potencializando a transformação social de forma estruturada, contínua e alinhada à estratégia institucional.

No entanto, o interesse e o engajamento dos profissionais do Sicoob com o voluntariado não se explicam apenas pela afinidade entre cooperativismo e voluntariado. Para que esse movimento se sustente e se expanda em uma organização de alcance nacional, é fundamental a existência de uma rede de apoio estruturada sistemicamente. Atualmente, contamos com mais de 600 profissionais responsáveis pela gestão e articulação do voluntariado nos territórios onde o Sicoob está presente. Atuando como pontos de conexão entre voluntários, comunidades e diretrizes institucionais, essa rede fortalece a representação local e permite que as ações se capilarizem pelo país, respeitando as particularidades de cada território, sem perder alinhamento e continuidade com a estratégia nacional.

Sendo assim, a escuta ativa das comunidades bem como o reconhecimento do perfil dos voluntários são elementos essenciais da estratégia de voluntariado do Sicoob. Esse cuidado reflete diretamente no engajamento dos voluntários, que em 2025, dedicaram mais de 147.000 horas ao trabalho voluntário, em todas as regiões do país, fortalecendo o movimento de voluntariado empresarial e as comunidades onde atuamos.

Em 2025, o programa Voluntário Transformador, iniciativa de voluntariado empresarial do Sicoob, completou 10 anos, fruto da cooperação permanente e da atuação integrada entre Instituto Sicoob e as cooperativas filiadas ao Sicoob. Para celebrar esse momento, o Sicoob vem desenvolvendo uma série de vídeos que sintetizam as experiências voluntárias promovidas pelas cooperativas, evidenciando como essa rede se materializa na prática e como a atuação voluntária se adapta aos territórios. Assista ao primeiro vídeo, disponível no canal do Instituto Sicoob no YouTube.

Em um contexto de desafios sociais cada vez mais complexos, o voluntariado deixa de ser uma iniciativa complementar e passa a ocupar papel relevante na forma como as organizações se relacionam com os territórios, promovem o desenvolvimento e reafirmam o compromisso institucional com a sociedade. Essa é uma construção contínua, coletiva e necessária, e é nela que o Sicoob continuará investindo.

– Emanuelle Marques de Moraes, Gerente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob

– João Victor Ferreira, Analista de Cidadania e Sustentabilidade

Para conhecer mais sobre o Sicoob, acesse: sicoob.com.br.