Iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social tem como objetivo incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os alunos
Começam a ser apresentadas nesta segunda-feira, dia 21, na Rádio Bandeirantes (AM 840 e FM 90,9) e pela Rede do Voluntariado as reportagens produzidas pelos alunos das escolas finalistas do 13º Prêmio Escola Voluntária. O material produzido por estudantes de colégios espalhados pelo Brasil vai ao ar de segunda a sexta-feira, em ordem aleatória, durante o “Primeiro Jornal” (às 7 horas), o “Jornal Gente” (às 8 horas) e também no “Jornal em Três Tempos” (às 15 horas). Após a veiculação, as matérias podem ser ouvidas no site www.escolavoluntaria.com.br.
A emissora abre o microfone para jovens que, mesmo sem experiência de estúdio, fizeram de suas escolas verdadeiras redações de jornalismo para montar a reportagem dos projetos de voluntariado que desenvolvem. O Prêmio Escola Voluntária envolve toda a equipe da Rádio Bandeirantes, responsável por realizar a capacitação dos estudantes e auxiliar os participantes durante a produção e veiculação das matérias.
Após a veiculação das reportagens, a próxima etapa do projeto é o encontro das escolas finalistas de 7 a 13 de novembro. Estudantes e educadores ficarão hospedados no Clube de Campo do Itaú, em São Paulo, durante uma semana de interação, palestras, visita ao Grupo Bandeirantes de Comunicação e à sede do Banco Itaú e, por fim, o evento de premiação. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia comandada por Marcelo Tas no dia 12 de novembro.
O Prêmio Escola Voluntária é uma iniciativa da Rádio Bandeirantes e da Fundação Itaú Social e tem como objetivo incentivar e reconhecer instituições de ensino responsáveis por projetos sociais que promovam o trabalho voluntário entre os seus alunos. Desde sua criação em 2001, Ano Internacional do Voluntariado, o Prêmio recebeu inscrições de mais de 4 mil escolas.
Confira as escolas finalistas do Prêmio Escola Voluntária:
Colégio Estadual Rubem Nogueira (Serrinha, BA)
Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa (Iturama, MG)
Escola Girassol (Engenheiro Beltrão, PR)
Colégio Cruzeiro – Unidade Centro (Rio de Janeiro-RJ)
Escola Estadual de Ensino Fundamental Reinaldo Cherubini (Nova Prata, RS)
Colégio Maria Imaculada (Porto Alegre, RS)
Escola de Educação Básica Prof. Mansueto Boff (Concórdia-SC)
Colégio Marista Nossa Senhora da Glória (São Paulo-SP)
ETEC de Tiquatira (São Paulo-SP) e Escola Estadual Paulo Virgínio (Cunha-SP)
www.escolavoluntaria.com.br / www.facebook.com.br/escolavoluntária / www.twitter.com/escvoluntaria
Fonte: Fundação Itaú Social