Os voluntários que atuam na Companhia Portuária da Baía de Sepetiba (CPBS) visitaram creches, asilos e bairros de Itaguaí (RJ), levando presentes em comemoração ao Dia das Crianças.

“Algumas famílias que visitamos enfrentam muitas dificuldades e ficou muito claro como essa pequena lembrança foi significativa para eles. As crianças ficaram vidradas nos brinquedos e muito felizes. Mesmo assim, posso afirmar que fomos nós que ganhamos, porque aprendemos muito”,  disse o supervisor de Manutenção, Marcelo Pires Machado. As atividades aconteceram em 11 e 12 de outubro.

Os bairros do município beneficiados pela ação foram Amendoeira, Montserrat e Jardim Mar, e as instituições que receberam a visita dos voluntários foram a Cuidadora de Idosos Dona Angela e a Casa Lar de Itaguaí.

Na festa do Orfanato Casa Viva, em Vitória, no dia 13 de outubro, as crianças ganharam roupas, doadas pela confecção Balãozinho, e brinquedos e calçados, comprados com o dinheiro arrecadado pelos Voluntários Vale entre seus colegas. Além disso, 13 crianças foram apadrinhadas na ocasião por Voluntários Vale, deixando a festa ainda mais animada. “Agradecemos a todos pelas doações e por mais essa ação feita com todo amor aos anjinhos de Deus”, disse Ramon Rissaris.

O grupo de Voluntários Vale do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) realizou atividades em alusão ao Dia das Crianças para os pequenos moradores dos povoados Jatobá, Capoan, Touro e Canal, em Barra dos Coqueiros (SE), no dia 11 de outubro.

Para animar a criançada, o programa incluiu cama elástica, pula-pula, piscina de sabão, escorregador, sinuca, totó, minhocão, basquete com animadores, pintura no rosto e sessão de cinema com direito a pipoca, guaraná, lanche e doces.  Além disso, os participantes puderam desfrutar da apresentação da Orquestra de Câmera Santa Luzia, formada por jovens do município local. Cerca de 300 crianças participaram das atividades e receberam um kit de lembrancinha preparado pelos voluntários.

“O coração fica a mil! Na verdade, o grande beneficiado com essas ações é a gente. O afago que recebemos com o brilho no olhar dessas crianças nos revigora. Fico muito feliz em fazer esse trabalho. A gente corre atrás, cansa, mas vale muito à pena,” comenta o coordenador do comitê de Voluntários Vale do TMIB, Wiliam Walber.

A festa da comunidade Valparaíso (MG) reuniu mais de 500 crianças em brincadeiras realizadas na rua. Houve pintura de rosto, desfile de fantasias, com muitas princesas, coelhas, dançarinas e personagens de filmes infantis encantando a todos. Sérgio Leocádio ficou muito feliz por reunir em torno da mesma alegria as crianças com necessidades especiais. “Disse que viriam 500 e no total foram 501 crianças. O calor estava grande, mas elas vinham em levas de 100 em 100. A festa durou até as 18h. Muito obrigado a todos os voluntários que colaboraram para que a festa fosse organizada!”, disse.

Desde o dia 6 de outubro, os voluntários de São Luís estão realizando várias ações dedicadas às crianças. Os eventos só terminarão no dia 21, com uma programação variada e divertida em várias comunidades da região. “Em vez de festejarmos somente o Dia das Crianças, todo ano costumamos celebrar o Mês das Crianças”, conta Iara Silva. No dia 6, o Pouso Obras Sociais teve uma Manhã Alegre, com muitas brincadeiras para as crianças. No dia 12 foi a vez de as comunidades Itaqui-Bacanga  e Lima Verde se encontrarem com os  voluntários Vale para festejar com as crianças a sua data.

Festas acontecem até o dia 27

Dia 20, a Escola Comunitária Vila Nova terá a presença dos voluntários das 9h às 12h na ação Um Dia Para Brincar, enquanto a Escola Comunitária Coroadinho participará de uma Sessão Pipoca e uma apresentação musical, das 8h às 12h. Para encerrar a programação do Mês das Crianças, dia 21, a Comunidade Laranjeiras, em Vila Maranhão, festejará com os voluntários na ação VLI Solidária.

Ainda há tempo de participar das festas que os Voluntários Vale estão organizando em comemoração ao Dia das Crianças. Os voluntários de Ourilândia do Norte vão organizar um evento dia 20 para as 170 crianças da zona rural que estudam nas escolas municipais de Vila Aldeia e Santa Rita (PA). Haverá guloseimas, pula-pula, palhaços, pintura de rosto, pescaria, oficina de brinquedos, história de roda, conscientização ambiental, gincana (corrida de saco, coleta seletiva, pote cheio, cabo de guerra). Até lá, os voluntários estarão arrecadando brinquedos e verba para executar a ação.

Os Voluntários Carajás (PA) pedem brinquedos que serão doados às 120 crianças desabrigadas pelas enchentes de 2010 e que estão alojadas no abrigo público, no antigo galpão da Usimig, próximo à FAP. Não é preciso embrulhar os brinquedos, que serão separados por faixa etária (0 a 12 anos) antes de serem destinados aos 50 meninos e 70 meninas. O evento faz parte da ação Quero Doar um Sorriso, que acontecerá no abrigo dia 27 de Outubro, das 8h às 11h, ainda em comemoração ao Dia das Crianças.

Fonte: Voluntários Vale