Cerca de 290 ações realizadas, sendo 50 somente no Dia V, o dia de mobilização voluntária da Vale, realizado no primeiro domingo de dezembro; mais de 70 mil beneficiados diretos e indiretos e aproximadamente 11 mil atuações voluntárias. Muito além dos números, os resultados alcançados pelo Programa Voluntários Vale em 2011 refletem diversas histórias, de dedicação e comprometimento com o bem-estar social e o desenvolvimento local das comunidades onde a empresa está inserida.

São essas histórias, protagonizadas por voluntários, beneficiados e apoiadores das iniciativas solidárias dos 25 comitês espalhados por nove estados do país, que recheiam as 126 páginas do Relatório Anual Voluntários Vale de 2011. A publicação, que será enviada impressa para os comitês a partir da segunda quinzena de junho, já está disponível na Biblioteca do Portal Voluntários Vale.

O que fizemos bem – O relatório, que tem carta de abertura do Diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, mostra os diversos projetos realizados pelo programa de voluntariado corporativo da empresa, valorizando as histórias de seus personagens através de depoimentos de voluntários, de gestores da Vale incentivadores do voluntariado na empresa, como de membros da comunidade atendidos pelas ações voluntárias. Já no primeiro capítulo, é destacada a ação de auxílio às vítimas da Região Serrana do Rio de Janeiro, resultado da maior arrecadação já realizada pela emresa para fim de ajuda humanitária: foram mais de 2 milhões de reais, resultados da doação de empregados, forcecedores, familiares e amigos e da contrapartida da Vale, que doou o dobro do valor depositado na conta aberta pela Fundação Vale. Todo o montante foi aplicado diretamente nas áreas atingidas, através da compra de kits-domésticos, ferramentas produtivas para pequenos empreendedores, e da construção e reforma de casas.

O relatório traz ainda um capítulo exclusivo para as ações realizadas pelos comitês, além da tabela com todas as iniciativas e seus resultados, destaca o papel da comunicação na disseminação do voluntariado, o reconhecimento do trabalho dos voluntários através do Encontro Nacional e do Prêmio Voluntários Vale, além de projetos realizados pelo Programa Voluntários Vale, como o Engenheiros na Escola e o Reforço Escolar, no Rio de Janeiro.

Fonte: Voluntários Vale