Um grupo de Voluntários Vale dos Portos Sul ministraram treinamento de PowerPoint para cerca de 40 professores e membros da equipe pedagógica da Escola Coronel Moreira da Silva, em Mangaratiba (RJ). A entidade atende cerca de 600 alunos do segundo ciclo do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e da Educação de Jovens e Adultos. “Agora que sabemos usar a ferramenta, poderemos planejar aulas mais dinâmicas, apresentar dados de forma mais interessante e até usar alguns equipamentos que estavam parados, como o datashow”, ressaltou a diretora adjunta Maria Lourdes Nunes Sátyro.

A ideia da ação surgiu da direção da Escola, que precisava de estimular e ensinar os professores a utilizarem os equipamentos disponíveis na unidade. “As salas de aula possuem TV e DVD, que podem ser utilizados como apoio para ministrar as aulas”, conta a analista de relações com comunidade e voluntária Luciane Zanol. Identificada a necessidade, foi preciso conciliar a agenda da escola, dos voluntários e dos professores, o que foi possível no dia 30 de julho, logo no começo do segundo semestre e antes do início das aulas.

A técnica de Controle e Processo Carina Sousa e o analista operacional Victor Martins estavam entre os empregados envolvidos na ação. Em sua estreia como voluntários, eles foram os instrutores das turmas. “Foi muito bom ver que eles gostaram e aproveitaram a chance de aprender”, conta Carina. A experiência também foi marcante para Victor. “Foi muito gratificante ver que, de alguma forma, contribuímos para ampliar os horizontes deles”, afirmou.

Fonte: Voluntários Vale