Evento marca o lançamento oficial de publicação com dicas e casos de sucesso de voluntariado empresarial

A sexta edição do Seminário Anual do Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial (CBVE) reuniu no último dia 05 de novembro, na Torre do Santander, em São Paulo, um público recorde de 170 participantes para debater o tema “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”. O resultado foi uma verdadeira radiografia dos conceitos mais relevantes e ainda controversos para o setor sempre tratados sob o ponto de vista da prática das empresas associadas ao CBVE.

Realizado pela primeira vez em São Paulo após cinco edições no Rio de Janeiro, o evento teve conferência de abertura de Wanda Engel, presidente do CBVE, que apresentou as modalidades do voluntariado empresarial. “A melhor forma de fazer voluntariado empresarial deve estar, sempre, intencionalmente orientada pelos resultados almejados. Considerando o resultado, a empresa parte para a escolha da modalidade, estratégias de mobilização, formas de organização e apoio, reconhecimento e acompanhamento do processo”. Wanda lembrou ainda aos participantes as vantagens que o voluntariado empresarial proporciona às empresas, como valor agregado à marca, desenvolvimento de valores internos motivando orgulho nos funcionários, além da integração da equipe e aumento das habilidades dos profissionais envolvidos.

Fabio Acerbi, diretor de Assuntos Corporativos da Mondelēz Brasil, mediou os quatro painéis temáticos, coordenando o intercâmbio de informações e experiências de especialistas em voluntariado empresarial das empresas PwC, Gerdau, Wilson Sons, Instituto C&A, Instituto HSBC Solidariedade, Unimed-Rio, Mondelēz Brasil, Santander, Itaipu Binacional, Instituto Unibanco, Fundação Itaú Social, Shell, Fundação Telefônica Vivo, Banco Bradesco, Vale e Amil.

O evento marcou também o lançamento da publicação “Voluntariado Empresarial: do conceito à prática”, material inédito para orientar empresas a implantar programas de voluntariado empresarial e que está disponível gratuitamente em sua versão digital pelo site www.cbve.org.br. A publicação apresenta a evolução do voluntariado no Brasil, conceitos e informações de como conceber um programa de voluntariado empresarial, incluindo formas de ocorrência, modalidades, estratégias e práticas inspiradoras, com mais de 20 cases de sucesso de empresas associadas ao CBVE.

Os cases são apresentados com fichas técnicas e exemplificam as diferentes formas de ocorrência, modalidades e estratégias envolvidas nos programas de voluntariado empresarial praticados hoje no Brasil e considerados referências. O leitor poderá encontrar exemplos de voluntariado empresarial das empresas AccentureAtentoBanco BradescoCarrefourFundação Itaú SocialFundação Telefônica Vivo, GerdauGrupo FleuryInstituto C&AInstituto Camargo CorrêaInstituto HSBC SolidariedadeInstituto UnibancoItaipu BinacionalLightMondelēz BrasilPetrobrasPwCSantanderUnimed-RioValeVLI e Wilson Sons.