Matéria por Washington Barbosa, CEMIG

A Organização das Nações Unidas (ONU) reconhece que o voluntariado é uma forma poderosa de envolver pessoas para fazer uma frente de desenvolvimento em todo o mundo e que pode ser decisiva para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Nesse contexto, a Cemig conta com o Programa Você – Voluntariado Cemig, que engloba diversas ações para incentivar e apoiar o envolvimento dos empregados em atividades voluntárias.

As ações do Você estão estruturadas em três pilares, que sustentam e norteiam as atividades:

Incentivo ao voluntariado: Tem como objetivo disseminar a cultura do voluntariado e  oportunizar o primeiro contato com o tema. Principais ações: Programa AI6% – Formando Cidadãos; Dia do Voluntariado – Dia V; Campanhas assistenciais.

Ações transformadoras: Atividades com foco em empreendedorismo, educação e empoderamento de mulheres. Principais ações: Programa Mulher Empreendedora (voltado para mulheres em situação e risco social); Energia Jovem (orientação para o jovem que deseja entrar para o mercado de trabalho).

Ações Probono: Ações baseadas nas habilidades e capacidades dos empregados. Principais atividades são as mentorias e ações cadastradas pelos voluntários na plataforma de gestão do Você.

A Cemig não ficou paralisada, com a premissa de priorizar projetos sem contato físico e aglomerações, passou a priorizar ações online.

A Companhia vem investindo em projetos que beneficiam jovens de comunidades, alunos de escolas públicas e mulheres em situação de vulnerabilidade social, e mesmo diante do isolamento social trazido pela pandemia do COVID-19, a Cemig não ficou paralisada. Com a premissa de priorizar projetos sem contato físico e aglomerações, reinventou suas ações de Voluntariado com o intuito de continuar a contribuir com ações que colaboram com a redução das desigualdades. Assim começou a adequar seus projetos, exemplo disso são os projetos “Desafio da Energia”, “Mentoria online” e “Dia V – Gincana online”, realizados em 2020. 

O “Dia V – Gincana Online”  foi uma adaptação da comemoração do “Dia do Voluntariado – Dia V”, evento que tradicionalmente é realizado em uma comunidade previamente selecionada.  Realizado em  formato virtual, por meio de uma gincana, respeitando o isolamento social, o Dia V –  Gincana Online foi uma competição saudável e colaborativa, que contou com a participação de 177 voluntários do grupo Cemig, beneficiando mais de 20mil pessoas, entre idosos, mulheres com patologias, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes. A atividade mobilizou também 1.108 voluntários convidados, entre empregados aposentados, amigos e familiares dos membros das equipes.

AÇÕES PREVISTAS PARA 2021

Programa Mulher Empreendedora:  tem o foco em mulheres em situação de risco social, que possuem um negócio ou desejam empreender;

Programa Energia Jovem:  tem o foco em alunos do ensino médio de escolas públicas, provocando um momento de reflexão sobre seu futuro;

Programa AI6% – Formando Cidadãos:  incentiva os empregados a destinarem parte do imposto de renda devido (até 6%) para projetos de instituições sociais que trabalham em prol de crianças e adolescentes.

Pesquisa de Impacto AI6%: O Impacto Social Médio apurado para os 10 projetos avaliados é de R$3,58 para cada R$1,00 investido.