O Programa Voluntários Bradesco desenvolve um leque amplo de ações, com o compromisso de atender as principais demandas socioambientais, alinhadas ao propósito da Organização Bradesco. Durante a pandemia parte das ações foi remodelada e outras adiadas, considerando a preocupação em não expor funcionários, familiares e a comunidade a riscos de infecção, e as ações online ganharam mais espaço.

Projetos de mentoria online, desenvolvidos em parceria com a Unibrad (Universidade Corporativa do Bradesco) engajaram centenas de voluntários, que puderam continuar atuando mesmo em home office, o grande diferencial do voluntariado online. Criado em 2018, o programa Semear leva diversos conteúdos de educação para a comunidade, e em 2021 foram realizadas turmas de mentoria online, em parceria com o Instituto Joule, com foco em Empregabilidade e empreendedorismo (beneficiando jovens negros de 19 estados brasileiros), e com foco em desenvolver empreendimentos de pessoas com deficiência e seus familiares, em parceria com a ASID.

A pandemia e a fome levaram o mundo e o Brasil a um momento crítico, e imbuídos de um espírito de solidariedade, funcionários e estagiários das mais diversas empresas e departamentos da Organização

Bradesco desenvolveram ações de arrecadação e doação de alimentos em suas regiões, culminando na maior ação do Programa em 2021. Entre abril e julho de 2021, mais de 28 mil funcionários e estagiários participaram da campanha Voluntários Bradesco Contra a Fome e, por meio de ações virtuais e presenciais, doaram 555 toneladas de alimentos que beneficiaram mais de 139 mil pessoas.

Durante todo o mês de novembro foi realizada a 8ª Campanha Nacional pela Doação Voluntária de Sangue, com o apoio do Programa VivaBem, incentivando os funcionários e estagiários a doarem sangue em todo o Brasil. Ações de coleta de sangue também foram realizadas na matriz, na Cidade de Deus, em parceria com o Banco de Sangue de São Paulo. Foram mais de 526 bolsas de sangue computadas, contribuindo para salvar 2000 vidas.

Em dezembro está acontecendo a campanha O Natal da Esperança 2021, com a arrecadação e doação de brinquedos novos e usados em bom estado, em todas as regiões do Brasil.

Conheça mais sobre as ações: www.voluntariosbradesco.com.br

MATÉRIA POR:

Ednei Fialho Lopes

Coordenador de Responsabilidade Socioambiental