Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

Cemig

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) é um dos mais sólidos e importantes grupos do segmento de energia do Brasil, com atuação nas áreas de geração, transmissão, comercialização e distribuição de energia elétrica, soluções energéticas e distribuição de gás natural.

A Cemig, por meio de suas subsidiárias integrais, controladas e coligadas, possui em operação 110 usinas, sendo 84 hidrelétricas, 3 termelétricas e 23 eólicas, com cerca de 11,9 MW de capacidade total instalada, bem como opera uma rede de transmissão de 15.650 km.

Quanto à distribuição, tem papel de destaque em Minas Gerais e Rio de Janeiro, por meio da Cemig Distribuição e da Light, com atendimento a mais de 11 milhões de consumidores. A área de concessão da Cemig Distribuição atinge 96% do estado de Minas Gerais, abrangendo 774 municípios e cerca de 8 milhões de consumidores.

Sua missão é atuar no setor de energia com rentabilidade, qualidade e responsabilidade social. Especificamente em relação à responsabilidade social, entende que sua atuação deve ampliar o acesso da sociedade à energia, respeitar o meio ambiente e todos os públicos com os quais se relaciona.

Programa de Voluntariado da Cemig

Alinhados com o propósito de ser uma empresa socialmente comprometida, os empregados da Cemig demonstram vocação para ações solidárias. Historicamente, com a participação efetiva de seus empregados, a Empresa sempre realizou ou participou de campanhas de apoio às organizações da sociedade civil ou decorrentes de catástrofes naturais, bem como desenvolveu ações de abrangência social definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, órgão regulador do setor elétrico.

Durante muitos anos, o programa de voluntariado da empresa, denominado Projeto Asin – Ações Sociais Integradas, promoveu e incentivou as atividades dos voluntários da Cemig. Embora a marca Asin tenha perdido força junto aos empregados, ações de voluntariado empresarial perduraram com sucesso.

Vale destacar o Programa AI 6% – Formando Cidadãos. Remanescente do Asin e implantado em 2000, o AI 6% é uma das ações corporativas consagradas pelos empregados, com forte impacto social. Amparado pela Lei Federal 8069/1990, Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa visa incentivar empregados da Cemig a repassar até 6% de seu imposto de renda devido aos Fundos da Infância e da Adolescência – FIA. O AI 6% busca também incentivar o trabalho voluntário de empregados e ex-empregados nas instituições apoiadas pelo Programa, bem como promover o empoderamento destas instituições, através da melhoria da qualificação das pessoas que nelas atuam.

Neste momento, o programa de voluntariado da Cemig está sendo repensado, de forma que possa exercer, cada vez mais, um papel transformador na nossa sociedade, acompanhando a história do voluntariado no Brasil, cuja trajetória migra gradativamente do assistencialismo à cidadania participativa e de transformação social.

Saiba mais em  http://www.cemig.com.br/pt-br/Paginas/default.aspx

Compartilhe o CBVE:
Siga-nos:
Entre em contato conosco
Rua Conselheiro Saraiva, 28 – 8º andar
Centro - Rio de Janeiro – CEP: 20091-030
cbve@cbve.org.br
Ligue:
CBVE: (21) 3094-4555
Secretaria executiva: