Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

Instituto Unibanco

Criado em 1982, o Instituto Unibanco – uma das instituições responsáveis pelo investimento social privado do Itaú Unibanco – é uma organização sem fins lucrativos que atua com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública no Brasil.

O Instituto é mantido por um fundo patrimonial (endowment) que garante o alinhamento estratégico com a produção de bens públicos na educação e a sustentabilidade da instituição no longo prazo. A responsabilidade e a independência do Instituto associadas à estrutura do fundo potencializam a orientação do financiamento de suas atividades em acordo com os seus objetivos estratégicos e suas metas e possibilitam a oferta gratuita de soluções educacionais – serviços e produtos – para as Secretarias de Educação, escolas e participantes de seus projetos e ações.

Com o foco na melhoria dos resultados e na produção de conhecimento sobre o Ensino Médio, o Instituto dedica-se a elaborar e implementar soluções de gestão – na rede de ensino, na escola e na sala de aula – comprometidas com a capacidade efetiva das escolas públicas de garantir o direito à aprendizagem de todos os estudantes. Busca ainda a institucionalização, nas redes de ensino, de uma visão orientada para a sustentabilidade dos resultados de aprendizagem e da equidade entre as escolas e no interior de cada uma delas.

As ações e projetos do Instituto Unibanco são voltados ao Ensino Médio e estruturados em três frentes:

– Concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação de soluções aplicadas e projetos de gestão educacional;

– Produção e difusão de conhecimento por meio de pesquisas, estudos e debates focados em soluções baseadas em evidências empíricas e na investigação científica;

– Apoio e fomento de projetos e iniciativas alinhadas aos desafios do Ensino Médio.

ESTUDAR VALE A PENA

O Estudar Vale a Pena (EVP) é um programa de voluntariado, desenvolvido pelo Instituto Unibanco, que visa contribuir para que os jovens de escolas públicas reconheçam e valorizem o papel da educação em suas trajetórias.

A expectativa é que os jovens, por meio do contato com as experiências de vida dos voluntários, deem continuidade aos estudos, seja no Ensino Superior ou em outras oportunidades educacionais que façam sentido aos seus sonhos e projetos de vida. O EVP está presente nos estados do Ceará, Goiás, Espírito Santo e São Paulo. Desde de 2010, foram envolvidos 5.242 voluntários e mais de 53 mil estudantes de 269 escolas.

Como acontece:

O programa é realizado em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação. Por meio de dinâmicas, jogos e trocas de experiências, os voluntários estimulam a reflexão dos jovens sobre a relação entre suas decisões de hoje e as consequências futuras, a importância de concluir os estudos e o impacto da educação em suas vidas em relação à empregabilidade e ao mercado de trabalho.

Colaboradores do Itaú Unibanco e seus convidados passam por uma formação prévia e recebem o material para atuarem no período noturno em escolas públicas de Ensino Médio.

Saiba mais em: www.institutounibanco.com.br

Compartilhe o CBVE:
Siga-nos:
Entre em contato conosco
Rua Conselheiro Saraiva, 28 – 8º andar
Centro - Rio de Janeiro – CEP: 20091-030
cbve@cbve.org.br
Ligue:
CBVE: (21) 3094-4555
Secretaria executiva: