Conselho Brasileiro de Voluntariado Empresarial

Itaipu Binacional

A hidrelétrica de Itaipu Binacional é fruto do Tratado celebrado em 26.04.1973 pelo Brasil e pelo Paraguai para o aproveitamento dos recursos hídricos do rio Paraná, pertencentes em condomínio aos dois países.

Sua missão é gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai é sua principal missão.

A Itaipu estimula a participação de seus empregados em projetos de solidariedade e ação social. Das iniciativas desenvolvidas, destaca-se o programa “Força Voluntária”.

Programa de Voluntariado

O programa Força Voluntária incentiva os colaboradores da Itaipu Binacional à prática do voluntariado, organizando campanhas e ações sociais buscando essa sensibilização e futura participação em diferentes instituições.

Foi criado em 2005, a partir do pedido de um grupo de funcionários que desejava colaborar com a comunidade. Esse grupo formatou o programa.

A empresa apóia as ações cedendo espaço para a organização das atividades e incentivando a participação de colaboradores. Também investe recursos no programa em Curitiba e em Foz do Iguaçu.

O Força Voluntária promove atividades internas e externas, campanhas e também cursos de capacitação para voluntários. A Assessoria de Responsabilidade Social da empresa é a responsável pela gestão do Programa.

Uma das ações é o Banco de Projetos, que faz o repasse de recursos financeiros para instituições filantrópicas nas quais os empregados são voluntários.

Entre as campanhas do Força Voluntária, estão a “Campanha de Inverno”, que recolhe doações de cobertores, agasalhos e calçados; a “Campanha Adote uma Estrelinha neste Natal”, que compra brinquedos e material escolar para crianças de baixa renda de Foz do Iguaçu e Curitiba; e a “Campanha de Destinação do Imposto de Renda Devido”, que encoraja os colaboradores a destinar parte de seu imposto a instituições sociais.

O comitê de voluntariado empresarial da Itaipu formado pelos funcionários chama-se Núcleo. Estes Núcleos são formados por colaborares de todas as áreas da empresa, que juntos planejam as atividades que desenvolvem durante o ano.

As ações voluntárias são exercidas livremente, fora do horário de trabalho, em organizações e/ou projetos sem fins lucrativos, respeitando a lei 9608/98 (Lei do Serviço Voluntário) que recomenda a assinatura do Termo de Adesão entre o voluntário e a organização. Amigos, familiares e convidados dos funcionários também podem participar das ações de voluntariado.

O Programa de Voluntariado da Itaipu é monitorado pela área de Planejamento Estratégico e o trabalho é reconhecido por meio da comunicação interna e eventos da empresa.

Saiba mais em: www.itaipu.gov.br.

Compartilhe o CBVE:
Siga-nos:
Entre em contato conosco
Rua Conselheiro Saraiva, 28 – 8º andar
Centro - Rio de Janeiro – CEP: 20091-030
cbve@cbve.org.br
Ligue:
CBVE: (21) 3094-4555
Secretaria executiva: